JB Online
RIO - Em outubro, a partir do dia 27, o Canal Brasil exibe a série Tirando do Baú, conjunto de 13 programas dirigidos pelo documentarista Ricardo Dias. O título conta ainda com a supervisão do produtor Toni Venturi, apresentação do cineasta Jorge Furtado e comentários do crítico Carlos Alberto Mattos. O objetivo da produção é investigar o processo de criação de algumas das principais obras do cinema nacional.
Como o conceito de making of não existia na época do lançamento desses filmes, o programa volta no tempo para descobrir as pequenas curiosidades e casos por trás das produções.
Assim, ao longo dos episódios, o assinante tem a oportunidade de descobrir soluções, estratégias, e como foram realizados grandes sucessos da cinematografia brasileira. Dentre os longas-metragens retratados de maneira quase antropológica, estão Bye Bye Brazil (1979), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), A Marvada Carne (1985), O Homem da Capa Preta (1986) e Festa (1989).