ASSINE
search button

Roberto Magalhães expõe desenhos e pinturas em mostra no Rio

Compartilhar

JB Online

RIO - De 14 de outubro a 30 de novembro o artista plástico Roberto Magalhães apresenta a exposição Otrebor: A Outra Margem, na Caixa Cultural. A mostra, que ocupa a galeria três da Caixa Cultural, reúne trabalhos de diversas fases do artista, revelando um conteúdo global de sua obra com pinturas, gravuras e desenhos.

Serão mostradas 35 pinturas a óleo e 72 desenhos, entre obras antigas e atuais.

- Máquinas simbólicas, esquemas de jogos-labirintos, grafismos caleidoscópicos e retratos vazios de rostos (que parecem se transformar em superfícies para novas telas), mostram ao visitante o que tem povoado a imaginação, a palheta e os dedos de Roberto Magalhães - nas palavras do curador Lauro Cavalcanti.

O contato com as obras, supostamente inspiradas em eventos banais, cria no visitante um momento de estranhamento, ao mesmo tempo em que propicia um mergulho no universo do artista.

Ainda para o curador Lauro Cavalcanti (diretor do Paço Imperial do Rio de Janeiro), na contramão dos estereótipos de sisudez que, muitas vezes dominam as representações e práticas do meio intelectual e artístico, a obra de Roberto Magalhães é uma celebração do viver e do criar .

O título Otrebor é, ao mesmo tempo, o nome de Roberto ao contrário, e foneticamente similar à expressão francesa autre bord, que significa outra margem .

Com o estilo que lhe é próprio, o trabalho de Roberto mostra figuras humanas, cidades, animais, plantas e esoterismo em imagens fantásticas que desnudam o cotidiano com humor e ironia. São várias as técnicas como lápis de cor, bico de pena, aquarela, litografia, xilogravura, pintura a óleo.

Serviço

Exposição Otrebor: A Outra Margem, de Roberto Magalhães

Caixa Cultural Galeria Três (Av.: Almirante Barroso, 25, Centro)

De 14 de outubro a 30 de novembro de 2008 (terça a sábado, das 10h às 22h e domingo das 10h às 21h).