ASSINE
search button

Trovão Topical relembra as famosas sátiras americanas

Compartilhar

Yasmine Monteiro, JB Online

RIO - A estréia do filme Trovão Tropical, que conta a história de um grupo de empresários do cinema tentando produzir um filme de guerra no meio de uma floresta no Vietnã, satiriza as produções de guerra hollywoodianas, trazendo de volta o glamour do gênero humorístico.

A película satiriza as produções de guerra hollywoodianas, e faz o público relembrar os famosos filmes do gênero. Com roteiro, direção e produção de Ben Stiller, que também atua no filme, é garantia de diversão inteligente, pontuado por humor crítico e ácido, o que o difere de outras obras do gênero.

A onda de filmes cômicos que 'tiram sarro' das produções consideradas sérias começou com o inovador Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu, em 1980. O homem que tornou esse gênero popular foi David Zucker. O roteirista e diretor ajudou a criar um novo panorama para as comédias americanas, incentivando futuros humoristas a ultrapassarem barreiras, a ousarem mais.

Para Zucker, todos os fatos e personalidades eram usadas como fonte de humor, desde que de forma inteligente. Os diálogos de Apertem os cintos eram interpretados pelo elenco, que tinha como estrela o ator Leslie Nielsen, com a seriedade de um drama, tornando todo o processo ainda mais hilariante.

Zucker foi além com a paródia em seus filmes de sucesso Corra que a Polícia Vem Aí, Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2 e Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final.

Ultimamente esse tipo de comédia vinha perdendo a força devido ao excesso de lançamentos no gênero, o que acarretava a falta de criatividade e repetição dos clichês. Na nova onda de filmes veio o "Todo mundo em pânico", que parodiava os filmes de terror. O problema começou quando vieram várias continuações do filme, que chegou à sua quinta seqüência. Os produtores também fizeram sátiras de filmes de super-heróis, comédias românticas e tudo mais que viesse a mente.

Quando todos pensavam que esse tipo de produção já estava para lá de esgotado, Ben Stiller tira o roteiro de Trovão Tropical da cartola e dá um ar totalmente inovador ao gênero. As piadas bem colocadas satirizam também a vida pessoal de atores famosos. O personagem de Stiller, um ator de filme de ação, aparece querendo adotar uma criança vietnamita, no melhor estilo Angelina Jolie de ser.

Os atores Jack Black e Robert Downey Jr. também garantem boas surpresas no filme. Black interpreta um ator de comédia víciado em heroína, enquanto Jr, dá vida a um decadente ator ganhador do Oscar. Com essa fórmula, Trovão Tropical entrou para a galeria dos grandes filmes satíricos.