Fernanda Pereira Carneiro, Jornal do Brasil
RIO - Ela destrói a gramática com seu vocabulário, digamos,particular. Tem um choro exagerado, que já foi comparado a uma sirene. E seu vestuário, incluindo saias microscópicas e penduricalhos multicoloridos, chega a ofuscar.
Em vez de atrapalhar, tudo isso só ajuda a manicure Rakelli, vivida pela atriz Isis Valverde, a roubar a cena na novela Beleza pura destaque incontestável numa trama que não chegou a decolar no horário das 19h da Globo, obtendo médias inferiores a 30 pontos de audiência.
O suficiente para que a destrambelhada manicure e sua intérprete, aos 21 anos, se transformassem num dos maiores sucessos da atual safra de folhetins.
Sou muito camaleoa, me adapto muito fácil a situações novas conta a atriz, nascida em Aiuruoca (interior de Minas Gerais), cidade com apenas 6 mil habitantes.
As mudanças na minha vida têm sido drásticas. Saber que milhões de pessoas estão acompanhando e reconhecendo o meu trabalho me assustou no começo. Mas só no começo. Em seis meses de Rio eu já estava tranqüila.
Falastrona, abusando de decotes, sandálias de salto e esmaltes extravagantes, Rakelli não poderia ser mais diferente de Isis, como explica a própria:
Sempre fui recatada. Mas nunca tive medo de ousar, de me deixar surpreender pelo personagem.
Aliada às formas bem valorizadas pelas roupas justinhas, a incontinência verbal é o outro segredo do sucesso da manicure.
- O ser vivo é dividido em três reinos: animal, vegetal e mineral. A pedra é como a água de garrafa, é mineral ; Eu sou uma artista e todo artista é assim, incompreensível ; Mãe, você está muito estressada... neurótica, paranóida . É aquele passo do avescruz . E por aí vai.
Para compor a sua personagem, Isis recolheu referências de todos os tipos. Entre manicures e meninas com estilo mais molecas, a atriz encarou o desafio com o bom humor que sua personagem exigia.
Quis fazer a minha própria Rakelli, dar a minha marca à personagem. E aí surgiu essa menina maluquinha. Fico feliz com a aprovação do público.
A atriz surgiu no vídeo em 2006, vivendo a misteriosa Ana do Véu na novela Sinhá Moça um papel totalmente oposto ao da manicure, no qual vivia coberta da cabeça aos pés. Um ano antes, Isis perdera para Paola Oliveira o papel de Giovana, em Belíssima.
Do recato para a devassidão, em 2007 fez uma rápida participação em Paraíso tropical, interpretando a prostituta Telma. Mas foi em Beleza pura, escrita por Andrea Maltarolli, que sua carreira deslanchou.
O jeitinho amalucado e a exuberância visual de Rakelli fez a personagem ditar moda.
Eu já vi muitas Rakellis por aí diz Isis. E me lembro da manicure Babalu (da novela Quatro por quatro, 1994), interpretada pela Letícia Spiller, a quem considero uma atriz excelente.
Apesar de ainda ter poucos trabalhos em seu currículo, a relação de Isis com o mundo das artes vem desde cedo. Sua mãe trabalhou muitos anos como atriz amadora Isis cresceu nos palcos de um teatro.
Aos 15, mudou-se para Belo Horizonte e começou a trabalhar como modelo; já no Rio, aos 18, juntou-se a um grupo de teatro amador.
Consciente do bom momento de sua carreira, Isis não tem medo do que o futuro lhe reserva.
O reconhecimento pelo meu trabalho veio na hora certa. Se tivesse vindo antes talvez não tivesse sido tão sólido discursa, com lucidez. Consegui mostrar que sei fazer coisas diferentes, que não sou só uma menina de rosto bonito e que veio do interior. Quando o ator se permite viver coisas diferentes ele evolui com isso.
A progressão da carreira não impede que tenha outros planos.
Pretendo prestar vestibular e começar a faculdade de psicologia. Depois queria emendar com a de cinema. Estou sempre procurando evoluir. Às vezes vejo atores com 20, 30 anos de profissão e penso em como existem coisas novas para experimentar e crescer através delas.
Isso, claro, se a Globo deixar. Reservada pela autora Glória Perez para Caminhos da Índia, próxima novela das oito, a novata garante que está disposta a interpretar um papel novamente diferente dos vividos até então. Fará par romântico com Caio Blat. E afirma que quanto mais cedo o ator se prepara mais seguro entra em cena.
Meu personagem na novela de Glória é diferente de todos os outros, mais uma vez adianta Isis.
Não posso dar muitos detalhes ainda, mas com certeza vou criar algo em cima para enriquecê-lo ainda mais. Sou muito ansiosa e sempre me preocupo com minha preparação. E não preciso de muito tempo para isso. Sou nova e estou aprendendo a ser o mais versátil possível.