ASSINE
search button

Morre o artista americano Robert Rauschenberg

Compartilhar

REUTERS

MIAMI - O aclamado artista plástico americano Robert Rauschenberg morreu em sua casa na ilha Captiva, na Flórida, na segunda-feira, aos 82 anos, informou sua galeria na terça-feira.

Jennifer Joy, da galeria nova-iorquina Pace Wildenstein, disse que Rauschenberg, descrito pelo New York Times como titã da arte americana, estava doente havia algum tempo.

Nascido em 1925 em Port Arthur, Texas, Rauschenberg liderou na década de 1950 um estilo ao qual chamou "Columbines", que incorporava aspectos da pintura e escultura e eventualmente incluía objetos como placas de ruas ou águias ou cabras empalhadas.

Segundo sua biografia postada no site do museu Guggenheim, ele se tornou um dos artistas mais influentes a reagir contra o expressionismo abstrato.

Na década de 1960, Rauschenberg começou a fazer pinturas em silk-screen e depois lançou-se num período de projetos mais colaborativos que incluíam arte performática, coreografia, design de sets de filmagem e combinações de arte e tecnologia.

Em 1970 ele ergueu um estúdio permanente na ilha Captiva, ao largo da costa do Golfo da Flórida, e passou a viver ali também.