ASSINE
search button

Guillermo del Toro é confirmado na direção de 'O Hobbit'

Compartilhar

REUTERS

LOS ANGELES - O cineasta mexicano Guillermo del Toro foi escalado para dirigir os dois filmes da série "O hobbit", baseada na obra de J.R.R. Tolkien, autor de "O senhor dos anéis".

O projeto, cuja trama precede a trilogia "O senhor dos anéis", foi anunciado em dezembro de 2007. O cineasta Peter Jackson será produtor executivo da franquia.

Del Toro, que dirigiu "O labirinto do fauno" e "Blade 2", vai se mudar para a Nova Zelândia, onde permanecerá durante os próximos quatro anos trabalhando na dupla de filmes "O Hobbit".

- Há muito tempo admiramos o trabalho de Guillermo e não podemos pensar em um cineasta mais inspirado para assumir essa viagem à Terra-Média - afirmou Peter Jackson em comunicado oficial.

Filmagem

De acordo com os estúdios New Line Cinema e MGM, as filmagens de "O hobbit" começam no início de 2009, com previsão de lançamento do primeiro filme para 2010 e do segundo para 2011.

Ainda segundo os estúdios, as rodagens de "O Hobbit" e de sua continuação serão feitas simultaneamente. A trama do segundo longa abrange o período de 60 anos entre o primeiro filme e "A sociedade do anel", produção de estréia da trilogia "O senhor dos anéis".

Escrito em 1937, "O hobbit" é ambientado numa região fictícia chamada Terra-Média, habitada por elfos, anões, magos e uma raça conhecida como os Hobbits. Tolkien só criou "O senhor dos anéis" 17 anos depois.

Dirigidos por Jackson, os três filmes "O senhor dos anéis" faturaram mais de US$ 3 bilhões em bilheterias no mundo inteiro. O último longa-metragem da franquia, "O retorno do rei", de 2003, venceu 11 estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e diretor.

A filmografia de Guillermo del Toro inclui a adaptação dos quadrinhos "Hellboy", cuja seqüência tem estréia prevista para maio. Recentemente, Del Toro também lançou o terror "O orfanato", em que trabalhou como produtor.