Jornal do Brasil

Cultura

Metallica doa 250 mil euros para hospital pediátrico na Romênia

Jornal do Brasil

O Metallica, banda norte-americana de heavy metal, doou 250 mil euros a uma associação romena que está construindo o primeiro hospital pediátrico de oncologia do país, informou o grupo na quarta-feira.

A doação à Dauieste Viata ("Dê Vida", em tradução livre), fundada em 2012, ocorreu após o quarto show da banda no país desde 1999, cujos ingressos esgotaram, de acordo com uma publicação da associação em sua página oficial do Facebook.

Macaque in the trees
Metallica durante show em Inglewood, na Califórnia (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)

O donativo foi realizado pela fundação sem fins lucrativos "All Within My Hands", indicou a banda.

A construção do hospital em Bucareste teve início em 2018 e é uma das poucas realizadas na Romênia nas últimas três décadas. O projeto deve ser finalizado em 2020, com doações de 260 mil indivíduos e cerca de 2 mil empresas até agora.

A Romênia detém uma das infraestruturas menos desenvolvidas da União Europeia devido a uma administração pública deficitária, corrupção e burocracias, apesar de anos de forte crescimento econômico e bilhões de euros financiados pela UE. O atual governo adiou repetidamente planos para construir três novos hospitais regionais para os quais a UE direcionou fundos.

(Por Luiza Ilie)