Grátis: Festival Arte por Toda Parte celebra a MPB em sua 4ª edição

Gisa Pithan, Virótica, Luciane Dom e Taís feijão concorrem ao prêmio final

Após lotar o Teatro PetroRio da Artes, localizado no Shopping da Gávea, na edição em homenagem ao Jazz, em junho, o Festival Arte por Toda Parte, nesta quarta (31), a partir das 20h, vai celebrar a MPB. E com uma edição feminina! Com o objetivo de abrir espaço e dar oportunidade e visibilidade aos talentos musicais que nascem das ruas, o festival totalmente gratuito e aberto ao público receberá 04 concorrentes ao prêmio da noite.

Macaque in the trees
Matheus VK participa como jurado e atração do festival (Foto: Divulgação)

 

Idealizado pela produtora Constelar, com curadoria de Tatianna Trinxet, e patrocinado pela PetroRio, esta edição recebe quatro candidatas: Gisa Pithan (voz, violão e percussão), Virótica (voz, baixo, sopro, guitarra e percussão), Luciane Dom (voz, baixo, guitarra e bateria) e Taís Feijão (baixo, bateria, guitarra e percussão). Tatianna levou ao palco do Teatro Petro Rio das Artes nomes como Baby do Brasil e Jesuton nas últimas edições. E promete grandes nomes até o fim do ano de 2019. Para Tatianna, “ver o Festival Arte por Toda Parte atraindo cada vez mais público e revelando tantos talentos expoentes da nossa música, de diferentes estilos, nos enche de alegria e motivação para continuar promovendo cultura sem fronteiras”, finaliza a gestora.

Resgatar estes eventos e revelar novos cantores e bandas é a meta do festival que, para esta quarta edição, convidou para o júri o músico Charles Gavin, ex-Titãs; Rafo Castro, responsável pelo conceito visual do projeto; e o cantor Matheus VK, que fará uma apresentação exclusiva ao final da noite. Matheus VK estrela o bloco “Fogo & Paixão”. Além de ter sido cantor e compositor do bloco Bangalafumenga (um dos responsáveis pela retomada do carnaval de rua do Rio em 1998 junto ao Monobloco). Criador do coletivo carnavalesco Pororoca Purpurina, que reúne integrantes dos blocos Amigos da onça, Agytoê, Céu na terra e Fogo e paixão, fazendo bailes pré-carnavalescos numa verdadeira pororoca de blocos cariocas! Um encontro do rio com o mar de folia.

Suas apresentações são uma catarse de cores, leveza e vivacidade. É raro você curtir o carnaval do Rio de Janeiro e não ouvir suas músicas em algum momento. Ele demonstra uma alegria ao falar sobre essa rotina artística. “O momento que me sinto mais potente na minha vida é em cima do palco. É quando eu estou mais espontâneo e consigo estar presente sem pensar nos problemas”, afirma Matheus.

Como aconteceu com grandes nomes da nossa música, como Elis, Caetano, Edu Lobo, Jair Rodrigues, entre outros, nos famosos Festivais da Canção, nas décadas de 60 e 70, os artistas irão se apresentar para uma plateia e jurados experientes, com o suporte de uma estrutura profissional.

Participantes da edição MPB

Gisa Pithan - Voz/violão/percussão

Apaixonada por música desde se conhece por gente, mais exatamente aos 6 anos de idade, quando já tocava violão, a gaúcha Gisa Pithan tem uma longa relação com a arte feita para todos, em espaços acessíveis e públicos. Sua carreira conta com passagens pelo Sul, Centro-Oeste e Sudeste, acumulando referências e influências de diversos estilos, refletindo em apresentações viscerais, cheias de sentimentos. Para esta noite, Gisa promete muita entrega e vontade de compartilhar seu amor pela arte!

Virótica - Voz/baixo/sopro/guitarra/percussão

Uma banda inspirada desde o primeiro contato entre os seus integrantes, quando, em um encontro despretensioso, já criou primeira composição, em 2016, essa é a Virótica. A essência desses cinco músicos ousados são as músicas profundas, cheias de camadas, todas autorais. Personalidade é o que não falta nessa galera, que subirá ao palco do Teatro PetroRio das Artes para contaminar a todos com sua arte surgida das ruas, onde a cultura mais ferve.

Luciane Dom - Voz/baixo/guitarra/bateria

Na estrada desde 2015, Luciane Dom tem uma forte ligação com a música sem fronteiras, ocupando os espaços, e iniciou sua carreira se apresentando na frente da UERJ, onde fez História, no duplo sentido da palavra. A banda surgiu organicamente através da rede de amigos próximos e eventos e logo o negócio foi tomando forma e ficando sério. Com um som original, cheio de gingado e referências mil, Luciane Dom e banda trazem versões diferentes de clássicos da MPB e composições autorais que vem conquistando cada vez mais fãs.

Tais Feijão - Baixo/bateria/guitarra/percussão

Cantora, multi-instrumentista e compositora. Essa é a definição da artista independente Taís Feijão. A musicista da cidade de São Gonçalo/RJ toca violão, guitarra, bateria e baixo; e é conhecida por introduzir de forma única e singular o Groove do Jazz aos ritmos populares Brasileiros. A artista chegou ao cenário da música independente com destaque: ganhou popularidade com sua música, com sua voz e com seu show autoral mesmo sem o apoio das grandes mídias.

Festival Arte por Toda Parte – Celebrando a MPB

Dia 31 de julho, quarta-feira, às 20h.

Local – Teatro PetroRio das Artes

Endereço - Shopping da Gávea: R. Marquês de São Vicente, 52/2º piso – Gávea, RJ

Entrada gratuita. Distribuição de senhas a partir das 16h na bilheteria da casa.