"O novo código da cultura" é um guia para empresas em processo de transformação

Autores do best-seller "Gestão do amanhã" - que está na 9ª Edição - Sandro Magaldi e José Salibi Neto exploram os desafios de criar uma cultura organizacional preparada para lidar com as constantes transformações

A era digital abriu oportunidades sem precedentes para as empresas, mas também deixou cada vez mais imprevisíveis os obstáculos – e as ameaças – para se manter relevante no mercado. Movimentos surgem e se dissipam com a mesma velocidade que os avanços tecnológicos alteram os paradigmas, e navegar em meio a esta tempestade se torna cada vez mais desafiador.

Com o objetivo de guiar as lideranças desta geração neste caminho repleto de incertezas, os autores Sandro Magaldi e José Salibi Neto – dupla que também assina o best-seller "Gestão do Amanhã" – escreveram o livro "O novo código da cultura – Vida ou Morte na Era Exponencial". O evento de lançamento acontecerá na segunda-feira (29/07) no Cubo Itaú, na capital paulista.

Para os autores, o êxito no processo de adaptação às novas perspectivas não está relacionado exclusivamente a tecnologia, mas sim a como as pessoas encaram essa nova realidade nas organizações e abraçam – ou não – as mudanças.

"Considerando que uma empresa é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum – ou, pelo menos deveria ser assim –, é a cultura organizacional que dá o tom unindo todo esse ecossistema. Em uma tradução sintética: a cultura de uma empresa é o jeito que ela utiliza para 'fazer as coisas acontecerem'", diz Salibi Neto.

"Pesquisas apontam que existe uma visão clara junto aos principais líderes empresariais do Brasil acerca dos desafios de transformar uma organização devido à sua cultura organizacional. A despeito dessa constatação, o tema é pouco discutido e refletido de forma estruturada. Talvez sua intangibilidade e abstração expliquem essa contradição", reflete Magaldi.

A obra é um desdobramento inevitável das indagações presentes em "Gestão do Amanhã", que alcançou a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2018 e 2019. Os autores trazem uma nova vertente para ajudar empreendedores e executivos na jornada de transformação de suas empresas. Exemplos práticos de mudanças realizadas em diversas organizações são utilizados para ilustrar como é possível implementar uma nova cultura nas mais consolidadas organizações, além de inspirar aqueles empreendedores que estão começando um negócio do zero.

Os primeiros capítulos são dedicados a conceituar o que é Cultura Organizacional, como identificar os tipos de culturas de cada negócio e quais são as características de organização mais adequadas para o momento em que vivemos. Depois disso, os autores traçam um "mapa" para a transformação da cultura organizacional dos negócios, desde o período de transição até cases bem-sucedidos de uma migração completa para a cultura das empresas que estão prontas para os novos tempos, sem deixar de fora os aprendizados que os fracassos também proporcionam.

Cada capítulo é encerrado por um Mapa Mental, representações gráficas que contribuem para o entendimento de cada etapa da narrativa. Como um projeto multimídia, a obra é complementada por seis talkshows produzidos com a participação de personalidades do mundo corporativo. Ao final de cada capítulo, um QR Code dá acesso aos vídeos. São cerca de três horas de conteúdo extra, inédito, com exemplos práticos.

Ficha técnica:

O novo código da cultura - Transformação organizacional na gestão do amanhã

Autores: Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Editora: Gente

Páginas: 223

Preço: R$ 50,00

Serviço:

Lançamento do livro O novo código da cultura - Transformação organizacional na gestão do amanhã

Quando: 29 de julho, segunda-feira 

Onde: Cubo Itaú (Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia - São Paulo - SP) 

Horário: 19 horas

Sobre os autores:

Sandro Magaldi

Um dos maiores especialistas em gestão, negócios e vendas do Brasil. Atuou como vice-presidente de clientes e negócios do Grupo TV1, um dos maiores grupos de comunicação do país, e como diretor comercial da HSM do Brasil durante nove anos. Tem cerca de trinta anos de experiência em liderança e vendas. Em sua carreira acadêmica, atuou por mais de quinze anos como professor do MBA na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Fundação Dom Cabral (FDC). Foi também cofundador do meuSucesso.com, startup dedicada a incentivar o empreendedorismo no Brasil e, como palestrante, apresentou-se em eventos para organizações, como Oracle, Toyota, Unilever, Cimed, Coca-Cola e Unimed Seguros, dentre outros. É pós-graduado pela ESPM e tem mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP. É mentor do Instituto Endeavor, do Oracle Startup Accelerator Program; conselheiro do projeto social Gerando Falcões e autor dos livros "Movidos por ideias: Insights para criar empresas e carreiras duradouras", "Vendas 3.0: Reposicionando o vendedor, a equipe de vendas e toda a organização", e "Gestão do Amanhã", já em sua 9ª edição apenas seis meses após o lançamento.

José Salibi Neto

Conviveu e trabalhou, por mais de duas décadas, com todos os principais pensadores da gestão como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair e Rudolph Giuliani, entre outros. Graduou-se pela Moore School of Business, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição. Seu nome é imediatamente associado à introdução no Brasil dos principais conceitos da Gestão Contemporânea nos últimos 25 anos, provocando a transformação de milhares de empresas, executivos e empreendedores em nosso país. Também é cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Atualmente Salibi dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingir seu potencial máximo e tomar decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras. Seus clientes incluem empresas como Amil, Algar, DASA, Liberty, Grupo MGB (Mambo/Giga) e Oracle, entre outras. É autor do best-seller "Movidos por ideias" e do "Gestão do Amanhã", ao lado de Sandro Magaldi.