ASSINE
search button

100 anos do Leblon: os encantos e história do bairro mais charmoso do Rio

Cenário de inúmeras novelas e inspiração de muitos compositores, o local tem centenas de moradores famosos

reprodução prefeitura -
Leblon completa 100 anos em 2019
Compartilhar

Quando você pensa no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vem na mente o cenário de inúmeras novelas de Manoel Carlos e, claro, a fonte de inspiração de muitos compositores e poetas. 

Como defini-lo? Calmo e elegante. Ele -  localizado entre Vidigal, Gávea e Ipanema - é conhecido por seus ótimos restaurantes, comércio forte, vida noturna agitada e pelos famosos que circulam por lá e pelo seu cartão-postal: o mar e o Morro Dois Irmãos. A beleza natural juntamente com outros atributos fazem da localidade uma das mais cobiçadas da cidade e um dos bairros mais caros do país. 

Hoje, dia 26 de julho, o Leblon completa 100 anos de histórias. Para homenagear a data,  a reportagem do Jornal do Brasil conta um pouco da história e dá dicas pra você curtir o bairro mais charmoso do Rio de Janeiro! 

Macaque in the trees
LEBLON (Foto: Cpdoc JB)

Um pouco de história... 

Conta a história que o Leblon ganhou esse nome em homenagem ao empresário francês Charles Le Blond, dono de parte das terras da orla da zona sul em 1845, loteadas e vendidas posteriormente. Ali havia ainda um quilombo, chamado Seixas, que acabou sendo completamente desocupado com a abolição da escravatura, em 1888.

Posteriormente, no século 19, essas terras foram loteadas e vendidas, deixando bairro mais parecido com o que conhecemos hoje.

Charles Le Blond era uma figura importante não só por possuir muitas terras, mas também por ter uma empresa de pesca de baleias. Sua chácara que, ocupava metade do atual bairro, localizava-se entre onde hoje é a atual Rua Bartolomeu Mitre, indo até o fim da praia. O local era conhecido como a área ou o campo do Le Blond e, posteriormente, foi abreviado para Leblon.

A urbanização do bairro teve início no século XX, quando os primeiros lotes foram feitos, assim como a construção de ruas, praças e avenidas. A primeira ligação com Ipanema foi pela praia. O esquema de saneamento foi feito em 1920 com a construção da avenida Epitácio Pessoa e dos canais Jardim de Alah e da avenida Visconde de Albuquerque. A especulação imobiliária nas décadas de 50 e 60 fez com que vários casarões dessem lugar a luxuosos prédios por todo o bairro.

É o bairro com o metro quadrado mais caro do Brasil e é reduto das famílias mais abastadas pertencentes à classe alta, incluindo alguns dos nomes da elite cultural, econômica e política carioca. No entanto, há também moradores de classe média, especialmente aqueles que vivem no bairro há muitos anos, além dos moradores da comunidade da Cruzada São Sebastião.  

Músicas que falam sobre o bairro: 

Do Leme ao Pontal, de Tim Maia

As menininhas do Leblon, Wilson Simonal

Óculos, Paralamas do Sucesso

Falso Leblon, Caetano Veloso

Macaque in the trees
Movimentação de banhistas na Praia de Ipanema na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (18). (Foto: José Lucena/AE)

Praia do Leblon: 

A praia do Leblon é uma continuação da praia de Ipanema, por esse motivo, as duas são bem parecidas. Nas areias, as escolinhas de vôlei, futebol e surf movimentam a área. No Posto 10 a atração é o Baixo Bebê, um quiosque preparado para atender às crianças com serviços que incluem fraldário, parquinho na areia, brinquedos e muitos eventos.

A praia tem 1.300 metros de extensão e é separada da praia de Ipanema pelo canal do Jardim de Alá. Ela também possui uma ciclovia, que termina só no Leme, e está sempre cheia de gente praticando esportes. 

Essa região tem como ponto forte o seu visual — ela oferece uma vista linda para o Morro dos Irmãos. Seu acesso através do metrô é fácil, e no fim da tarde pode-se admirar um belo pôr do sol no local.

Passeios:

Morro Dois Irmãos: não perca o pôr do sol com vista para o Morro Dois Irmãos. É lindo demais ver a natureza. 

Mirante do Leblon: fica no início da Av. Niemeyer sentido Vidigal e São Conrado. Localizado no extremo canto direito da praia do Leblon, o Mirante do Leblon proporciona uma vista deslumbrante das praias do Leblon, de Ipanema e do Arpoador. A vista pode tornar-se ainda mais interessante quando o mar está de ressaca.

Praça Antero de Quental: ela possui um projeto arquitetônico muito moderno, desenvolvido pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa e pelo paisagista Fernando Chacel. O espaço possui árvores, canteiros de flores e áreas de lazer, além de uma grande área central destinada à realização de eventos culturais.

Ruas e avenidas famosas: 

Dias Ferreira e Conde Bernardotte:  ambas  conhecida por suas lojas, restaurantes, supermercados, livrarias e cafés e  boa concentração de bares e da boêmia. 

Ataulfo de Paiva: endereço que abriga a maior parte do comércio e corta todo o bairro.

Bartolomeu Mitre:  também é bem movimentada e serve de passagem para o caminho Lagoa-Barra. 

Delfim Moreira: conhecida como a avenida da praia. O ponto mais famoso da orla, aliás, é o posto 12. Ali está o chamado “Baixo Bebê”, um quiosque que virou point de famílias que levam seus bebês para um passeio à beira-mar. Percorre a Praia do Leblon e leva à Avenida Niemeyer; ao chegar a Ipanema, cruzando o Canal do Jardim de Alá, passa a se chamar Avenida Vieira Souto.

Bares e Botecos no Leblon: 

No Leblon não encontramos apenas sofisticação, ele não é uma coisa só. Como bom bairro 'carioca' ele traz no DNA a diversidade da cidade maravilhosa e o espírito e arte da 'botecagem'.  Ao lado do restaurante caríssimo também tem o tradicional pé sujo. 

Baixo Leblon: fica entre a Avenida Ataulfo de Paiva, a Rua Dias Ferreira e a Rua Aristides Espínola. A partir dos anos 1970, se firmou como ponto de intelectuais, artistas como Cazuza e entre outros. 

 

Pizzaria Guanabara: um dos clássicos da pós-noitada no Rio, a Pizzaria Guanabara é famosa por funcionar até altas horas, ou seja até o raiar do sol. Além de ter uma pizza deliciosa e aquele chopp estupidamente gelado. 

Macaque in the trees
PIZZARIA GUANABARA (Foto: Cpdoc JB)

Belmonte: um dos bares mais famosos do Rio com diversos petiscos saborosos e aquela tradicional caipirinha no capricho

Jobi: no coração do Leblon está o tradicional Bar Jobi, que desde 1956 é o ponto de encontro da boemia carioca - para o pós-praia ou na madrugada. O bar é referência pelo chopp bem tirado, pelo bolinho de bacalhau e petiscos de dar água na boca e pratos da culinária luso-brasileira. O boteco é pequeno e está sempre cheio, tanto nas mesinhas do lado de fora quanto na calçada, que também fica tomada de gente.

Riba: é um dos lugares perfeitos do Leblon pra praticar a arte da botecagem. Com chopp gelado, a verdadeira comida de boteco e drinks deliciosos, o Riba tem um endereço na Rua Dias Ferreira e uma versão de praia, com quiosque à beira-mar, que em poucos meses já virou point do bairro.

Bracarense: é aquele típico bar e resume o espírito carioca com chopp gelado, formalidades zero e os deliciosos petiscos de boteco. O tradicional botequim abriu as portas em 1961 e fica a  duas quadras da praia.

Veloso: está localizado em uma das esquinas mais charmosas do Leblon e é um bar carioquíssimo que homenageia um antigo bar de mesmo nome, onde no passado figuras como Tom Jobim e Vinícius de Moraes eram frequentadores. 


Macaque in the trees
Vinicius e Tom no antigo Bar Veloso (Foto: foto: site Jobim.org)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um século de Leblon: confira fotos antigas e atuais do bairro carioca

 

José Lucena/AE - Movimentação de banhistas na Praia de Ipanema na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (18).
foto: site Jobim.org - Vinicius e Tom no antigo Bar Veloso
Cpdoc JB - LEBLON
Cpdoc JB - PIZZARIA GUANABARA