ASSINE
search button

Espetáculo "A Invenção do Nordeste" faz curta temporada no Teatro Carlos Gomes

Rogerio Alves/Divulgação -
Espetáculo traz a cena o debate sobre identidade e xenophobia
Compartilhar

A peça "A Invenção do Nordeste" faz curta temporada no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, a partir desta quinta-feira (18). O texto conta a história de um diretor que é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Macaque in the trees
Espetáculo traz a cena o debate sobre identidade e xenophobia (Foto: Rogerio Alves/Divulgação)

O espetáculo é dirigido por Quitéria Kelly, que motivada por reações xenófobas durante as eleições presidenciais de 2014, encontrou na obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes” que remonta o surgimento de um recorte espacial para gerar um lugar real tanto quanto imaginário, e todas as motivações políticas para este fim. Durante 2 anos de pesquisa, diretora e o potiguar Grupo Carmin mergulharam nos questionamentos dos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão do nordeste brasileiro como um espaço idealizado, deslocado do processo histórico e imune ao impacto das grandes transformações sociais. A partir daí, os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram a auto-ficção “A Invenção do Nordeste”, que propõe desenhar a trajetória hilária e por vezes conflitante da história recente do estabelecimento da região nordeste.

Macaque in the trees
A peça é inspirada na obra homônima do professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr (Foto: Rogerio Alves/Divulgação)

“A Invenção do Nordeste” estreou em agosto de 2017, na Casa da Ribeira, em Natal, participou da Mostra Sesc Velho Chico, em Petrolina, do Festival O Mundo Inteiro é Um Palco, em Natal, do Festival MARTE, em João Pessoa, cumpriu temporadas em São Paulo, no Sesc Belenzinho e no Itaú Cultural. Em 2018 e 2019, foi apresentado no CCBNB de Juazeiro do Norte, no Festival TREMA!, em Recife, no Festival Palco Giratório e em circulação pelo interior de São Paulo. No Rio de Janeiro o espetáculo foi apresentado no Sesc Copacabana e no Teatro SESI Centro, sendo vencedor das principais categorias de todos os prêmios do Rio: Prêmio Shell 2019 de Melhor Dramaturgia; Prêmio Cesgranrio 2019 de Melhor Espetáculo; Prêmio APTR 2019 de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante; Prêmio do Humor 2019 de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Dramaturgia; Prêmio Botequim Cultural 2019 de Melhor Autor; Prêmio Questão de Crítica 2019 de Melhor Espetáculo.

Serviço:

A Invenção do Nordeste

Local: Teatro Carlos Gomes

Endereço: Praça Tiradentes, s/n°, Centro, RJ

Temporada: 18 a 28 de julho de 2019

Dias e horários: Quintas, sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h

Valor do ingresso: R$ 40,00 (inteira)

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

Informações: (21) 2224-3602

Rogerio Alves/Divulgação - A peça é inspirada na obra homônima do professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr