ASSINE
search button

'João Gilberto mudou para sempre a música do mundo', diz Gal Costa

Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Gal Costa lamentou a morte do cantor e compositor João Gilberto, 88, que morreu neste sábado (6), no Rio de Janeiro.

"João me ensinou tudo. Sou cantora por causa dele", diz Gal em nota divulgada por seu produtor. A cantora conta que "Chega de Saudade", álbum de estreia lançado pelo cantor em 1959, foi o primeiro de sua vida.

"João mudou para sempre a música do mundo. Ele ensinou delicadeza ao Brasil, trouxe a modernidade. É uma perda irreparável. Eu, pessoalmente, sentirei saudade do homem que teve uma influência decisiva no meu canto", afirma.

A informação da morte do ícone da bossa nova foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada. Além de Marcelo, ele deixa outros dois filhos, Bebel e Luísa.

"João definiu uma nova maneira de fazer música brasileira", afirma o cantor Roberto Menescal, da geração de Gilberto. "Numa época em que tudo era cantado com força, com seu modo de cantar para dentro João abriu possibilidades para muitos que só seriam compositores. Chico Buarque e Caetano Veloso só puderem ser cantores por causa dele."

De acordo com Menescal, a última vez em que esteve com João Gilberto foi em Nova York no ano de 1962. "João estava sempre escondido do mundo."

No Facebook, a neta do cantor Sofia Gilberto, filha de João Marcelo, comentou a perda. "Meu amado vovô virou uma estrelinha, a estrela mais brilhante do céu".

Criada em fevereiro deste ano, a página de Sofia traz imagens raras de João Gilberto em ambiente familiar.