ASSINE
search button

Alunas do projeto "Botão de Flor" apresentam desfile de roupas customizadas no Sesc Bom Retiro

Público também poderá participar da oficina de customização de roupas que acontece antes do desfile

Divulgação -
Projeto busca alternativas de reduzir o impacto ambiental causado pela indústria têxtil
Compartilhar

Neste sábado (29), vai rolar o desfile das alunas do projeto Botão de Flor, a partir das 18h, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo. O desfile vai apresentar os resultados dos trabalhos que são desenvolvidos com a turma de 15 mulheres transexuais e travestis do Botão de Flor - projeto de inserção social do programa POT PopRua. Antes do desfile, o público poderá participar da Oficina de Customização de Roupas com o professor Stephan Maus, que acontece das 14h às 17h, na Sala de Oficinas 1.

Macaque in the trees
Projeto busca alternativas de reduzir o impacto ambiental causado pela indústria têxtil (Foto: Divulgação)

O Botão de Flor oferece cursos de capacitação profissional para mulheres transexuais e travestis, em parceria com a Prefeitura de São Paulo por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é oferecer aulas para o desenvolvimento de produtos de moda, com reaproveitamento de resíduos e de roupas pós-consumo. O grupo trabalha com o conceito de resíduo zero e reaproveitamento de materiais doados. O projeto aceita doações de roupas com defeito de fábricas e sobras de roupas, tecidos e aviamentos de confecções. Com isso a roupa é customizada pelas alunas, ganha uma nova vida e é inserida de volta ao mundo da moda.

O Botão de Flor está inserido no projeto Sustexmoda, coordenado pela profª da Universidade São Paulo Dra. Francisca Dantas Mendes. Os cursos são ministrados por professores e alunos de têxtil e moda da EACH-USP e profissionais envolvidos no universo da moda. "Os nossos projetos pretendem ajudar a responder a seguinte pergunta: O que fazer com as 48 toneladas por dia de resíduos têxteis que são descartadas em São Paulo? O resíduo têxtil e seu valor agregado devem ser aproveitados como fonte de renda, como material terapêutico e oportunidade para quem mais precisa", destaca a professora.

A intolerância e o preconceito levam à evasão escolar de travestis, mulheres e homens transexuais, o que afeta o convívio social e a inserção desse público no mercado de trabalho. São indivíduos com dificuldade de acesso à educação e à qualificação profissional. Isso aumenta a vulnerabilidade dessas pessoas e as expõe ao preconceito e à violência. Por isso, além de fazer as atividades do programa POT PopRua, elas também voltam aos bancos escolares através do EJA - Ensino para Jovens e Adultos.

"É um público que necessita de visibilidade e precisa ocupar espaços, estar presente nas ruas, escolas, universidades e mercado de trabalho para que gradualmente ocorra sua inclusão social. O projeto pretende ser um instrumento social a favor dos direitos dessa comunidade", afirma Stephan. Além de trabalhar a autoestima das mulheres, o desfile estimula o debate sobre as relações da indústria da moda com a inclusão de uma comunidade socialmente desfavorecida. A atriz e performer Aretha Sadick será a mestre de cerimônia. Parte do projeto "Ideias e Ações para um novo Tempo" do Sesc, o desfile acontece na Praça de Convivência e a oficina de customização será na Sala de Oficinas 1.

Ficha técnica:

Coordenação: Stephan Maus

Alunas: Ana Paula de Souza, Claudio Facio, Daniela Erardt, Gaby Dila, Lafon Bevilagua, Luphyta Lorraynhy, Lorrany Arantes, Melissa Dias Tintino, Natasha Alves, Pamela dos Santos Silva, Patricia Schynader, Priscila Ciavaglia, Raiane Latoya, Safira de Preciosa e Samantha Facio.

Produção: Casa do Batuque Produções

Cenografia: Ateliê Luiz Masse e alunos de Têxtil e Moda da EACH-USP

Apoio: Fredigoni Brasil papéis, Paper point, Rendicolla, CAE Florescer e Coletivo Soul Trans

Serviço:

Desfile de roupas customizadas das alunas do projeto Botão de Flor

Local: Sesc Bom Retiro

Endereço: Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos, São Paulo - SP.

Telefone: (11) 3332-3600

Data: 29 de junho, sábado

Horário da oficina: Das 14h às 17h

Horário do desfile: 18h

Entrada franca