Filmes como "Narco Cultura" e feminicídio na A. Latina inspiram peça de teatro no Rio

Logo na abertura da peça “Desmontando Bonecas Quebradas”, que estreia hoje, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, a atriz Luciana Mitkiewicz empunha uma arma de ar comprimido, adornada de strass e pintada de dourado. “É uma referência à glamurização que o tráfico provoca. Filmes como ‘Narco Cultura’ e ‘Miss Bala’ mostram bem isso”, explica a carioca, que é professora-doutora, dramaturga e pesquisadora.

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

O objeto foi comprado num brechó em Campinas e só pode ser transportado com nota fiscal. Do contrário, pode ser apreendida. “Nos interessa apresentar neste solo de teatro documentário o alarmante nível do feminicídio na América Latina. A equipe de criação da peça esteve em Ciudad Juarez, no México, onde há 25 anos acontecem crimes bárbaros insolúveis. No Brasil, idem. Atravesso a peça vivendo personagens conhecidas e anônimas que fazem parte deste front, além de dividir com a plateia aspectos sobre a construção dessa obra teatral”, conta.

Para cobrir os custos mínimos da temporada, que vai até 21 de julho, a artista realiza uma campanha de financiamento coletivo.