Prelúdio 21 convida trio de flauta, violoncelo e piano para concerto gratuito neste sábado na Cinelândia

Os músicos Sergio Barrenechea (flauta), Hugo Pilger (violoncelo) e Lucia Barrenechea (piano) apresentarão obras do grupo carioca de compositores contemporâneos no Centro Cultural Justiça Federal

A temporada de concertos gratuitos no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, do grupo Prelúdio 21 prossegue neste mês com a apresentação, neste sábado (29), às 15h, do programa “Flauta, violoncelo e piano”. Desta vez, os intérpretes convidados serão Sergio Barrenechea (flauta), Hugo Pilger (violoncelo) e Lucia Barrenechea (piano). Os concertos da série “Prelúdio 21 – Música do Presente” acontecem sempre no último sábado de cada mês. Atualmente, o grupo é formado pelos compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Pauxy Gentil-Nunes.

Macaque in the trees
Trio de músicos interpreta obras do grupo Prelúdio 21 (Foto: Divulgação)

Prelúdio 21 realiza recitais e palestras sobre música erudita contemporânea

Sete compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea, através de recitais e  palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes de música contemporânea do país, virando referência internacional. Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês (10).

Macaque in the trees
Grupo Prelúdio 21 divulga a música erudita contemporânea (Foto: Marcos Lucas/Divulgação)

A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do Rio. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

Programa:

Caio Senna - "As Cidades Contínuas"

Flauta: Sergio Barrenechea; violoncelo: Hugo Pilger; piano: Lucia Barrenechea

Pauxy Gentil-Nunes - "Três peças da Suite Ituiutaba"

Piano: Lucia Barrenechea

J. Orlando Alves - "Insistências"

Flauta: Sergio Barrenechea; violoncelo: Hugo Pilger; piano: Lucia Barrenechea

Neder Nassaro - "Aglomeração"

Violoncelo: Hugo Pilger; piano: Lucia Barrenechea

Alexandre Schubert - "Trio, para flauta, violoncelo e piano"

Flauta: Sergio Barrenechea; violoncelo: Hugo Pilger; piano: Lucia Barrenechea

Marcos Lucas - "Blow, Blow Thy Winter Wind"

Flauta: Sergio Barrenechea; violoncelo: Hugo Pilger; piano: Lucia Barrenechea

Serviço:

Prelúdio 21 convida Sergio Barrenechea (flauta), Hugo Pilger (violoncelo) e Lucia Barrenechea (piano)

Local: Centro Cultural Justiça Federal – Teatro

Endereço: Avenida Rio Branco, 241, Centro, RJ.

Data: 29 de junho, sábado

Horário: 15h

Tel.: (21) 3261-2550

Entrada Franca: Distribuição de senhas meia-hora antes

Classificação Livre

 

 



Grupo Prelúdio 21 divulga a música erudita contemporânea
Trio de músicos interpreta obras do grupo Prelúdio 21