Comida Di Buteco 2019: fase nacional vai eleger o melhor buteco do Brasil

Em 2018, o campeão nacional foi o Buteco Vô Joaquim, de Campinas, que apresentou o petisco "Mineirice Uai", feito com carne de lata com tutu, couve à mineira e manteiga de garrafa.

Para alegria dos fãs da culinária de raiz, o concurso Comida di Buteco 2019 segue rolando e fazendo história, agora em etapa nacional, para eleger o melhor buteco do Brasil.

Agora entram na disputa apenas os vencedores das 20 regiões pelo Brasil, e a mecânica da etapa segue semelhante, baseada na visita de 3 jurados, um local e dois de diferentes estados e que também não participaram das regionais. Eles continuam avaliando os mesmos critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. 

O Desacato Bar, localizado no coração do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é estreante e já faturou o título de campeão carioca do concurso em 2019 com o petisco “Rabada na Lata”, uma deliciosa rabada na lata, com polenta frita e aioli de agrião com bacon defumado. O bar tem 21 anos e há onze funciona sob o nome atual. Diogo Gaspar, o proprietário que começou no bar aos 20 anos, auxiliando sua mãe, logo se apaixonou pelo ambiente, entrando posteriormente como sócio. Hoje, aos 36 anos, toma conta de toda a operação do local, incluindo a cozinha. Ao seu lado está sua esposa, Ilma Dias, além de dois tios que juntos vão concorrer ao título de melhor buteco, agora do Brasil.

O título nacional só existe há quatro anos, desde a inclusão dessa fase do concurso em 2016. Em 2018, o campeão nacional foi o Buteco Vô Joaquim, de Campinas, que apresentou o petisco “Mineirice Uai”, feito com carne de lata com tutu, couve à mineira e manteiga de garrafa.

 

As visitas dos jurados do concurso nacional acontecem de 07/6 a 23/6, a premiação vai acontecer no dia 15 de julho, no Museu Casa Brasileira na cidade de São Paulo, revelando O MELHOR BUTECO DO BRASIL.