ASSINE
search button

Claudia Kayat leva 'Transcursos' à Zona Portuária

Exposição em antiga fábrica de chocolate mostra grandes esculturas 'em contínuo movimento'

Divulgação -
Claudia Kayat
Compartilhar

O vernissage de “Transcursos”, exposição individual da artista plástica Claudia Kayat, será realizado no próximo sábado, 1º de junho, no Circuito Interno Bhering. O evento abre as portas de diversos ateliers e galerias de arte instalados na antiga fábrica de chocolate, que atualmente funciona como um grande centro cultural, localizado na zona portuária do Rio, no bairro de Santo Cristo.

Com curadoria do artista plástico Cadu Lacerda, a exposição “Transcursos” apresenta, em uma área de 200 m², grandes esculturas “que convidam o observador a fluir por uma espiral orgânica de variadas texturas e infindáveis possibilidades de desdobramento”. Claudia Kayat descreve suas esculturas “como peças em contínuo movimento, que favorecem a trajetória de um percurso não linear, sem início ou fim”.

Macaque in the trees
Claudia Kayat (Foto: Divulgação)

Inspiração

Para conceber Transcursos, Claudia Kayat – que também é professora e coordenadora da habilitação de Projeto de Produto do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio – inspirou-se na fita de Möbius, objeto criado em 1858 pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius. Sua representação mais comum e conhecida é como um símbolo do infinito. Uma das características mais fascinantes da fita de Möbius é ser o que os matemáticos chamam de "objeto não orientável", ou seja, é impossível determinar qual é a parte de cima e a de baixo, a de dentro e de fora.

A antiga fábrica de chocolate da Bhering é hoje um pólo da economia criativa que abriga ateliers, lojas e eventos, e realiza o Circuito Interno com várias atrações. No Circuito Interno Bhering, realizado sempre no primeiro sábado do mês, das 13h às 20h, ocorrem diversas atrações, unindo arte, moda, design, música e gastronomia. Bares, restaurantes, shows e oficinas também ocupam o espaço.

Além de poder visitar ateliers diversos e comprar diretamente de quem faz, o Circuito Interno dá aos visitantes a oportunidade de explorar os 18.000m² da Bhering, histórico prédio dos anos 1930: dos corredores cheios de antigas máquinas de chocolate até o famoso terraço com a icônica chaminé da fábrica com sua vista panorâmica da Zona Portuária do Rio.