Em parceria com o Instituto Cervantes, o projeto Filosofia & Arte realizará o espetáculo "Quixotango: Errâncias Filosóficas e Musicais", na próxima quarta-feira, 5 de junho, das 20h às 21h30, no teatro Cacilda Becker. Dividindo o palco com dançarinos de tango e uma banda liderada por Tomás Improta, um dos mais destacados pianistas do cenário nacional, os professores Luame Cerqueira e Ana Beatriz Antunes desenvolverão o tema filosófico da criação artística a partir das aventuras de Dom Quixote, que "sobreviveu aos séculos não por encarnar a figura exótica do homem louco, mas por prolongar a literatura na vida, curvando o mundo inteiro à ficção". Com Improta no piano, a parte musical contará ainda com Josiel Konrad no trombone, Christian Gazzetta no bandoneon e Ayran Nicodemo no violino, além de participações especiais do Coral Palavra Cantada, do contrabaixista uruguaio Facundo Estefanell e do bandoneonista argentino Martin Lima.
O Filosofia & Arte visa propagar o pensamento para além do mundo acadêmico, ocupando centros culturais, cinemas, casas de jazz e teatros, como o Theatro Municipal do Rio e o Teatro Aliança Francesa de São Paulo, sempre ressaltando as ressonâncias vitais entre a filosofia e as mais diversas expressões artísticas.
Sobre os professores:
- Ana Beatriz Antunes - Doutora em Filosofia pela Université de Toulouse II (França) e pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de Estética e Filosofia da Arte. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em teoria do conhecimento e filosofia das ciências pela UERJ, graduada e licenciada em Filosofia pela mesma instituição. Cofundadora do projeto Filosofia & Arte.
- Luame Cerqueira - Professor de Filosofia da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio de pesquisa pela Université de Toulouse II (França). Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, na área de Estética e Filosofia da Arte, graduado e licenciado em Filosofia pela UERJ, onde também atuou como Professor Substituto. Foi também professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e é cofundador do projeto Filosofia & Arte.
Sobre os músicos:
- Tomás Improta - Em 1980, foi considerado o melhor tecladista do país pelo "Jornal da Música". Participou de shows e gravações de artistas como Luis Melodia, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Baden Powell, Elizeth Cardoso, entre outros.
- Ayran Nicodemo - Violinista, professor, arranjador e compositor. Mestre no Ensino da Performance pela UNIRIO, 1º violino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ, produtor e diretor artístico da Semana do Violino desde 2014. Já lançou 7 CDs, entre eles “Pedra Cigana”, com o qual foi apontado como um dos 10 melhores instrumentistas brasileiros de 2014.
- Josiel Konrad - Trombonista, compositor e cantor, é autor de trabalhos altamente originais. Já tocou com Nana Caymmi, Big Band UFRJ, Big Band UERJ, Orquestra Sinfônica de Pelotas, Afro Reggae, BNegão, Marvio Ciribelli e Lulu Santos, entre outros.
- Christian Gazzetta - Jovem talento do bandoneon, já tocou com músicos renomados, explorando diferentes repertórios de tango, música brasileira, clássico e jazz.
- Facundo Estefanell - Contrabaixista uruguaio, formado na Escola de Tango Destaoriya, integrou grupos como Tango Sur e Los Championes Del 30, bem como a Orquestra Jovem do Sodre, em Montevideo, e a YOA, Orquestra das Américas, no Canadá. Atualmente trabalha na Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Já se apresentou ao lado de estrelas do tango como Horacio Ferrer, Nestor Vaz, Nicolas Ledesma, Juan Pablo Navarros, entre outros.
- Martin Lima - Nascido em Buenos Aires, estudou bandoneon com grandes mestres argentinos e percorreu diversos países da América Latina com seu Projeto Tango de Rua. Vencedor do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, na categoria "melhor música", com o espetáculo Triciclo. Integra o Sexteto Acquaforte na capital argentina, e foi convidado da Banda Sinfônica de São Paulo para o espetáculo "O Tango e Suas Histórias".
Serviço: Espetáculo "Quixotango: Errâncias Filosóficas e Musicais"
Data: Quarta-feira, 5 de junho de 2019
Horário: das 20h às 21h30
Local: Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 - Rio de Janeiro)
Público-alvo: a todos os interessados, iniciantes ou iniciados na filosofia
Ingressos: Entrada franca (senhas distribuídas 30 minutos antes do show)
Realização: www.filosofiaearte.com.br