ASSINE
search button

Confira todas as mortes da Batalha de Winterfell, em 'Game of Thrones'

Reprodução de TV -
Games of Throne
Compartilhar

Atenção: Este texto contém spoilers da série "Game of Thrones".

O terceiro episódio da oitava e última temporada de "Game of Thrones" exibiu a aguardada Batalha de Winterfell.

Na luta, forças lideradas por Jon Snow e Daenerys Targaryen enfrentaram o exército dos mortos do Rei da Noite, resultando em um banho de sangue e em diversas mortes.

Macaque in the trees
Games of Throne (Foto: Reprodução de TV)

Dentre elas, Ed Doloroso foi um dos primeiros, morto após salvar o ex-companheiro Samwell Tarly. Lady Lyanna Mormont, que se sacrifica para matar um "whight", e Berinc Dondarrion, esfaqueado após salvar Arya Stark, também morrem.

Além deles, Theon Greyjoy acaba morto pelo Rei da Noite, mas o grande líder também acaba sendo morto por Arya Stark. Também são mortos Sor Jorah Mormont e Melisandre, que assumiu sua verdadeira identidade.

"A Longa Noite", como foi batizado o capítulo, mostrou competência em equilibrar boas cenas de ação, uma boa dose de suspense e momentos de terror num nível digno da escala épica da série.

O episódio teve início justamente onde o anterior havia parado, isto é, na apreensão diante de uma batalha que todos os personagens julgam perdida. Nesse quesito, os dois capítulos não poderiam ser mais opostos: se aquele foi marcado por falatório e pouca ação, o último quase não teve diálogos.

Encastelados em Winterfell, a família Stark, Daenerys, os irmãos Tyrion e Jaime Lannister e todos os demais agregados aguardam a chegada do exército dos mortos. Durante os dez minutos iniciais, o diretor do episódio, Miguel Sapochnik, consegue mergulhar o espectador numa tensão insuportável. A direção de fotografia escuríssima só incrementa o temor.

A cavalaria dos dothraki é quem assume a primeira carga da batalha, trotando em direção ao breu. Silêncio. Não há sinal ou som de qualquer embate. O saldo dessa primeira investida logo chega, no lombo de cavalos sem dono; os guerreiros foram massacrados no escuro, sinal de que aquela batalha está mesmo perdida.