ASSINE
search button

Cannes presta tributo a O Iluminado e a Easy Rider

Divulgação -
Exibição comemorativa dos 50 anos de 'Easy Rider - Sem Destino' (1969)
Compartilhar

Uma semana depois de anunciar seu menu competitivo de 2019, o Festival de Cannes.72 (14 a 25 de maio) enfim divulgou o que vem para sua mostra anual Classics, incluindo "O iluminado" (1980), de Stanley Kubrick (1928-1999) em midnight screening, com direito a aula magna de um famoso entusiasta deste marco do terror: o mexicano Alfonso Cuaron ("Roma"). Vai ter ainda uma exibição comemorativa dos 50 anos de "Easy Rider - Sem Destino" (1969), com uma participação de um de seus protagonistas, Peter Fonda. O pacote Cannes Classics inclui ainda tributos para Lina Wertmüller, Milos Forman e Luis Buñuel.

Macaque in the trees
Exibição comemorativa dos 50 anos de 'Easy Rider - Sem Destino' (1969) (Foto: Divulgação)

Em 2017, durante uma homenagem em Berlim, a figurinista de Kubrick, Milena Canonero, contou ao JB segredos de bastidor do filme de Kubrick, baseado na literatura de Stephen King. Na trama, Jack Nicholson é o escritor em crise que viaja com a família para um hotel, no qual vai trabalhar como uma espécie de zelador geral. Lá as forças paranormais que rondam seu filho vão se esbarrar com manifestações sobrenaturais. "Contrariamente à fama de excêntrico que tinha, Stanley era um lorde com todos e tinha um olhar muito realista para o universo do hotel onde se passa a trama. Ele não queria nada caricato, nada que exegerasse o horror, pois tinha um interesse de fizéssemos um filme sobre uma família em ruínas, mais do que um filme de fantasmas", contou Milena. "Ele era preciso, meticuloso e valorizava a elegância e a economia de cor nos trajes. O branco da neve é que devia ser berrante".

Marco absoluto da contestação na contracultura da década de 1960, “Easy Rider – Sem destino” vira cinquentão no dia 12 de maio, quando fez sua primeira exibição mundial, no Festival de Cannes, de 69, saindo da Croisette premiado como melhor filme de um diretor estreante, no caso, Dennis Hopper.

* Especial para o JB

Tags:

Canc?n | cinema