ASSINE
search button

Oscar anuncia mudanças nas regras da premiação de 2020

Cerimônia ocorrerá no dia 9 de fevereiro do próximo ano

divulgação -
Estatueta do Oscar
Compartilhar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aprovou nesta terça-feira (23) novas regras para a cerimônia da 92ª edição do Oscar, que será realizada no dia 9 de fevereiro de 2020.

O anúncio foi feito pelos co-presidentes do Comitê de Filmes Internacionais, Larry Karaszewski e Diane Weyermann. Entre as mudanças apresentadas está o nome da categoria de melhor Filme de Língua Estrangeira que passará a chamar "Filme Internacional". "Notamos que a referência a 'estrangeiro' está ultrapassada na comunidade cinematográfica global", afirmaram em nota. "Acreditamos que Filme Internacional representa melhor essa categoria e promove uma visão mais positiva e inclusiva do cinema e da arte como experiência universal", acrescentaram. Além disso, a categoria contará com 10 longas-metragens semifinalistas, um a mais do que os que concorrem atualmente.

Apesar da alteração da nomenclatura, os critérios da categoria não sofrerão mudanças. A Academia de Hollywood ainda anunciou que, a partir da próxima edição, os indicados para o prêmio de Maquiagem e Cabelo passarão de três para cinco. Por outro lado, os critérios para que um filme seja apto a disputar a estatueta foram mantidos, sem limitar a presença de filmes de plataformas de streaming, como Netflix, desde que sejam exibidos nos cinemas. A norma estabelece que as produções fiquem em cartaz por pelo menos sete dias.

Já para a premiação de melhor longa-metragem animado, a nova regra prevê que não é mais necessário o lançamento nas telonas de oito dos possíveis concorrentes para que a categoria seja elegível. Na categoria curta-metragem animado e live-action, por sua vez, os filmes só entrarão na disputa após a exibição em Nova York ou Los Angeles.