ASSINE
search button

Márcia Haydée - Uma Vida Pela Dança

COTAÇÃO: * * (Regular)

Divulgação -
Compartilhar

Produzido para celebrar o 80o aniversário de uma das bailarinas mais renomadas do mundo, o documentário “Márcia Haydée - Uma Vida Pela Dança” (2017) entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Selecionado para a Mostra Première Brasil – Retratos do Festival do Rio 2018, o longa dirigido por Daniela Kallman conta a trajetória da bailarina brasileira Márcia Haydée por meio de depoimentos e imagens de arquivo. Costurando vida pessoal e profissional, “Márcia Haydée - Uma Vida Pela Dança” também aborda a opção de Haydée em não ter filhos, apesar da vontade, quando já era primeira bailarina do Stuttgart Ballet e casada com seu parceiro de palco, Richard Cragen – o casamento chegou o fim após 16 anos quando Cragun assumiu sua homossexualidade.

Sem distanciar a câmera de seu objeto de estudo, ou seja, de Márcia Haydée, que completa 82 anos de idade nesta quinta-feira e continua na ativa, o documentário exalta a mulher que dedicou sua vida à dança. No entanto, assume estrutura narrativa e estética de programa jornalístico, não de cinema.

Sem nenhum apuro técnico, algo que pode ser observado principalmente no som irregular, “Márcia Haydée - Uma Vida Pela Dança” funciona somente para apresentar a trajetória de Márcia Haydée à fatia do público que desconhece seu trabalho e importância.

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

Tags:

cinema | crítica | filme