ASSINE
search button

Notre-Dame: relíquias podem ter sido perdidas totalmente

Na Catedral, estava guardada o fragmento da verdadeira cruz de cristo, o prego sagrado e a coroa

Compartilhar

Um incêndio de grandes proporções destruiu a Catedral de Notre-Dame e junto com ele o seu acervo de relíquias importantes, entre obras de artes e objetos da história da humanidade. 

Na Catedral de Notre-Dame estava guardada aquela que se acredita ser uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.

A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta-feira do mês, às 15h, e na Sexta-Feira Santa, das 10h às 17h. Os fragmentos da coroa estão guardados desde 1896 dentro de um tubo de cristal e de ouro na coroa de espinhos. 

Além do  fragmento da verdadeira cruz de Cristo e o prego sagrado, além de esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 metros de altura cada, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.

Palco da história

A Catedral também foi palco de eventos que marcaram a história, como a coroação do monarca inglês Henrique VI (filho do rei Henrique V, como rei da França em 1431), o casamento de Maria I da Escócia (decapitada pelos ingleses por traição), a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador do país, em 1804, e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909.