ASSINE
search button

Pôster do Festival de Cannes homenageia legado de Agnès Varda

Varda foi uma das pioneiras da nouvelle vague

Divulgação -
Agnès Varda brinca com a própria imagem em cena de "Visages, villages", feito em parceria com o fotógrafo JR e recebeu o troféu LOeil dOr, em Cannes
Compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Festival de Cannes mostrou nesta segunda-feira (15) qual será o pôster da próxima edição do evento, mostra de cinema mais importante do mundo, que começa em maio. O cartaz homenageia a cineasta francesa nascida na Bélgica Agnès Varda, morta há menos de um mês.

A imagem vem dos bastidores da filmagem de "La Pointe-Courte" (1955), primeiro filme da diretora, e a traz se equilibrando nas costas do operador de câmera enquanto ela olha pela lente.

Nonagenária, Varda foi uma das pioneiras da nouvelle vague e raro nome feminino dentro do movimento. Ela também foi figura fácil no Festival de Cannes, tendo concorrido à Palma de Ouro com "Cléo das 5 às 7" (1962).

Em 2017, venceu o prêmio de melhor documentário da mostra com seu "Visages Villages" e, no ano passado, esteve na marcha das mulheres no tapete vermelho, ao lado de Cate Blanchett.

A seleção deste ano será anunciada no próximo dia 18. Os novos filmes de Quentin Tarantino, de Pedro Almodóvar e dos irmãos Dardenne são alguns dos títulos cotados a fazer parte da programação. O filme de abertura, já anunciado, será "The Dead Don't Die", de Jim Jarmush.