Jornal do Brasil

Cultura

Pôster do Festival de Cannes homenageia legado de Agnès Varda

Varda foi uma das pioneiras da nouvelle vague

Jornal do Brasil GUILHERME GENESTRETI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Festival de Cannes mostrou nesta segunda-feira (15) qual será o pôster da próxima edição do evento, mostra de cinema mais importante do mundo, que começa em maio. O cartaz homenageia a cineasta francesa nascida na Bélgica Agnès Varda, morta há menos de um mês.
A imagem vem dos bastidores da filmagem de "La Pointe-Courte" (1955), primeiro filme da diretora, e a traz se equilibrando nas costas do operador de câmera enquanto ela olha pela lente.
Nonagenária, Varda foi uma das pioneiras da nouvelle vague e raro nome feminino dentro do movimento. Ela também foi figura fácil no Festival de Cannes, tendo concorrido à Palma de Ouro com "Cléo das 5 às 7" (1962).
Em 2017, venceu o prêmio de melhor documentário da mostra com seu "Visages Villages" e, no ano passado, esteve na marcha das mulheres no tapete vermelho, ao lado de Cate Blanchett.
A seleção deste ano será anunciada no próximo dia 18. Os novos filmes de Quentin Tarantino, de Pedro Almodóvar e dos irmãos Dardenne são alguns dos títulos cotados a fazer parte da programação. O filme de abertura, já anunciado, será "The Dead Don't Die", de Jim Jarmush.