Jornal do Brasil

Cultura

Scott Walker, inspiração para várias gerações de músicos, morre aos 76 anos

Jornal do Brasil

O cantor e compositor britânico Scott Walker morreu aos 76 anos, anunciou nesta segunda-feira sua gravadora, após uma carreira que o levou de ícone da música pop nos anos 1960 a um músico de vanguarda no século XXI.

Walker, que nasceu nos Estados Unidos mas adquiriu a cidadania britânica, foi o vocalista da banda pop The Walker Brothers, antes de iniciar uma carreira solo em 1967.

Embora não seja tão conhecido do grande público, Walker é considerado uma grande influência de artistas britânicos, como o falecido David Bowie, o grupos Pulp e a cantora Bat for Lashes.

"Com grande tristeza anunciamos a morte de Scott Walker", anunciou a gravadora 4AD no Twitter, em uma mensagem que classificou o artista como um "titã único e inovador na vanguarda da música britânica".

O vocalista do Radiohead, Thom Yorke, afirmou que Walker teve "uma grande influência no Radiohead e para mim, mostrando como eu poderia usar minha voz e minhas palavras".

Entre os sucessos da carreira solo de Walker - que tocava diversos instrumentos, era compositor e produtor - estão "Jackie" (1967), "Joanna" (1968) e "Lights of Cincinnati" (1969).

 

dt/rjm/acc/zm/fp