ASSINE
search button

Estúdio Escola de Animação abre inscrições para a sétima edição

Curso gratuito ensina jovens a produzirem filmes de animação autorais

Compartilhar

O Estúdio Escola de Animação (EEA) selecionará 45 jovens estudantes, entre 16 e 24 anos, moradores do Rio de Janeiro e Grande Rio, para compor suas três turmas de Nível I. O curso, gratuito e pioneiro, proporciona um primeiro contato de talentosos estudantes interessados no segmento da animação, que está em constante expansão no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.estudioescola.com.br de 29 de março à 10 de abril.

“Entendemos a animação como forma de expressão, e o jovem que utiliza ideias, referências, formas e cores de forma organizada para contar uma história, sai na frente no processo seletivo”, diz Zé Brandão, diretor do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto. O processo seletivo conta com duas etapas. A 1ª consiste na avaliação das respostas do questionário de inscrição e do desenho, enviados pelo site. Após essa avaliação são selecionados aproximadamente 150 jovens para 2ª etapa, que consiste em uma entrevista presencial com psicopedagogos em que questões como comprometimento, interesse, aspectos socioemocionais e disponibilidade para as aulas são fundamentais para o preenchimento de uma das vagas disponíveis.

O Curso

As aulas, que reproduzem o funcionamento de um estúdio profissional e abrange as diversas funções de uma produção, para além do desenho, serão ministradas entre os meses de maio a outubro, em espaço no Centro do Rio de Janeiro. O processo de concepção, roteirização e produção dos desenhos animados é o mote para que os participantes aprimorem suas técnicas como desenhistas, se apropriem das ferramentas tecnológicas mais avançadas no mercado de animação, dialoguem com profissionais experientes e ampliem seu repertório estético e cultural, tendo como trabalho final a criação de um curta autoral, que será apresentado em um evento gratuito e aberto ao público, onde familiares, amigos e interessados na arte da animação são mais que bem-vindos.

Desde a sua primeira edição, mais de 210 jovens aprenderam diferentes técnicas de animação, tanto digitais como analógicas. Ao todo, foram produzidos 23 curtas metragens de animação, totalizando 25 participações em festivais (incluindo o AnimaMundi) e três prêmios. O curso é inteiramente gratuito, com transporte e lanche financiados pelo próprio Estúdio Escola de Animação.

Tags:

animação | curso