ASSINE
search button

Crítica - 'Alaska': Desconforto compartilhado

* (Ruim)

Divulgação -
Fernando e Ana se reencontram em 'Alaska'
Compartilhar

Há tempos atrás, Fernando e Ana tiveram um relacionamento, que se encerrou muito provavelmente por escolha dela, já que a mesma repete isso algumas vezes ao longo de 'Alaska', longa de Pedro Novaes a estrear hoje. Quando o filme começa, ambos já estão separados e Fernando perdeu o pai, tendo herdado uma fazenda do mesmo. Ao viajar para reencontrar a propriedade e decidir no caminho o que fazer com ela, ele tem a companhia de Ana, que decide então tentar entender a relação deles e quem sabe descobrir os reais motivos de tudo.

Macaque in the trees
Fernando e Ana se reencontram em 'Alaska' (Foto: Divulgação)

Rodado na Chapada dos Veadeiros, infelizmente o filme de Novaes decepciona pelas motivações geradas entre os personagens, que nunca se concretizam ou avançam. Ou mesmo saem do lugar, nem no que concerne o relacionamento entre eles ou das decisões futuras do personagem masculino em relação ao futuro. O clima de desconforto criado em todas as esferas é a qualidade inerente ao projeto mas o filme não desenvolve essa questão, e tudo fica no campo da impossibilidade da resolução. E a trama passa a impressão observacional quando existem conflitos a serem resolvidos.

Os dois atores defendem bem suas posições e suas personas. Tanto Rafael Sieg quanto Bella Carrijo estão muito a vontade como o casal que não sabe se o momento é de recomeço ou de acerto de contas, é crivel e contemporâneo. Mas conforme o longa avança, percebemos que a narrativa não, e o jogo entre eles não sai do lugar. Isso até seria um dado positivo para o roteiro, mas se alastra pelas outras questões propostas, e o filme parece levar o espectador a acompanhar uma história que simplesmente não aconteceu, em nenhum aspecto. O projeto oferecia um potencial imenso para lacunar, e os encontros de ambos com prováveis personagens reais pelas estradas são delicados e autênticos. Pena que essa autenticidade não tenha resolvido os conflitos de sua própria narrativa.

Tags:

cinema | crítica