ASSINE
search button

A família telecatch

Filme sobre clã britânico de atletas da luta livre, produzido por The Rock, vira um fenômeno popular nos EUA e se candidata ao posto de novo 'Pequena Miss Sunshine'

Robert Viglasky/Divulgação -
Os irmãos Paige (Florence Pugh) e Zak (Jack Lowden) celebram vitória nos ringues no longa "Fighting with my family", produzido por The Rock e dirigido pelo ator inglês Stephen Merchant
Compartilhar

Mesmo sob a pesada concorrência de ganhadores de Oscar como "Green book - o guia" e da avassaladora chegada de "Capitã Marvel" às telas, "Fighting with my family", drama esportivo de tintas cômicas, com base em fatos reais, revelado ao mundo em janeiro, no Festival de Sundance, hoje lota salas de exibição pelos Estados Unidos adentro, consagrando-se como um dos fenômenos populares desta temporada. Já há quem apelide o filme de "o 'Pequena Miss Sunshine' dos anos 2010", dada a semelhança com o cult de 2006. Custou US$ 11 milhões e já arrecadou cerca de US$ 20 milhões, em apenas duas semanas.

Macaque in the trees
Os irmãos Paige (Florence Pugh) e Zak (Jack Lowden) celebram vitória nos ringues no longa "Fighting with my family", produzido por The Rock e dirigido pelo ator inglês Stephen Merchant (Foto: Robert Viglasky/Divulgação)

Comediante de prestígio na TV, na Europa e nos EUA, o ator inglês Stephen Merchant (da série "Hello ladies") é quem assina a direção. Mas o responsável pelo longa ter saído do papel foi o astro Dwayne The Rock Johnson, um ás da luta livre nos anos 1990, hoje consagrado como um dos poucos atores que é garantia de bilheterias robustas em Hollywood. Seu corpanzil aparece no cartaz pois ele é um personagem essencial da trama, dedicada a uma família de lutadores britânicos que chegou à glória no esporte graças ao empenho de sua caçula, Paige, nos ringues.

"Perseverança é a palavra que me tira da cama todos os dias e me faz redesenhar minha vida sempre que necessário", disse The Rock em sua passagem pelo Brasil, em 2011, quando veio promover "Velozes e furiosos 5", que é ambientado no Rio.

Perseverança é a medula emotiva de Fighting with my family", que conta com uma nata do Reino Unido em seu elenco. Paige, cujo nome verdadeiro é Saraya-Jade Bevis (a lutadora acompanhou toda a trajetória do longa em Sundance), é vivida por Florence Pugh, inglesa aclamada por sua atuação em "Lady Macbeth" (2016), que ano passado brilhou à frente da minissérie da BBC "A garota do tambor". O irmão de Paige, o também lutador Zak, foi interpretado por Jack Lowden, de "Dunkirk" (2017). Já os pais desses áses da luta livre são vividos por Lena Headey (a Cersei de "Game of Thrones") e Nick Frost (de "Todo mundo quase morto"). Merchant faz uma divertida participação no longa, como o sogro de Zak.

Apaixonados por luta, os Bevis são um clã de Norfolk, na Inglaterra, onde mantém um ginásio para lecionar para aspirantes aos holofotes do wrestling, o termo estrangeiro para essa mescla de esporte e espetáculo, à la "Telecatch", o programa de TV onde surgiram ringues da peleja como Ted Boy Marino. Em paralelo ao trabalho de formação, os irmãos Zak e Paige lutam, em busca de reconhecimento profissional. E ela, a duras penas, driblando preconceitos, virou uma estrela. Comovente, o longa de Merchant recria essa jornada da jovem, hoje com 26 anos, rumo à consagração, levantando uma bandeira contra o sexismo.

Um outro filme recente sobre mulheres na luta livre, "Dangal", também virou sucesso em telas estrangeiras. Dirigido por Nitesh Tiwari, essa produção indiana saiu dos limites de Bollywood e ganhou popularidade global.

* Roteirista e crítico de cinema