Tap em noite de gala

Maior festival de sapateado do Rio tem apresentações em formatos diversos, além de palestras, bate-papo e workshops

Dirigido pelo casal Adriana Salomão e Steven Harper, o maior evento de sapateado do Rio de Janeiro tem apresentações para o público de hoje a quinta-feira, sempre às 21h, no Teatro Fashion Mall, além de palestras e workshops para profissionais e aprendizes desta variação da dança moderna, com eventos até o sábado, com programação no site www.tapinrio.com.br.

Realizado desde 2002, o festival chega à sua 18ª edição, idealizado, como forma de popularizar o sapateado no Brasil, por Harper, bailarino americano que ainda viveu na Suíça, antes de se radicar no Rio, em 1991.

Macaque in the trees
Saguibatu reúne o casal que organiza do festival, além de músicos brasileiros e americanos (Foto: Bruno Castaing/Divulgação)

O Gala Tap In Rio, que reúne os espetáculos de hoje, dá um plano geral do que as companhias participantes vêm mostrar.

A Saguibatu, companhia da qual ele e Adriana fazem parte, é uma das três que se apresentam hoje em São Conrado, em pocket shows. Formada por três americanos e dois brasileiros, ela tem o nome composto pelas técnicas e instrumentos tocados ao vivo que fazem o espetáculo. O casal de sapateadores dança ao som da guitarra de Mark Lambert, da bateria de Jimmy Duchowny e da tuba de Thiago Osório. Ao mesmo tempo, faz percussão corporal e, no piso do teatro, a percussão do sapateado, tocados na música, junto com o trio de instrumentista. Jazz, chorinho, funk, pop, dança contemporânea, e samba fazem parte da variedade e da mistura de ritmos que os cinco artistas apresentam.

Antes da Saguibatu, a americana Sole Defined mostra uma fusão de danças percussivas, como sapateado, stepping, gumboots, com canto e atuação teatral. Fundada em Washington DC, a companhia se apresenta com dois brasileiros – Giuliano Antônio e Ana Carolina Tomioshi –, além dos americanos Ryan Johnson, que assina a direção do espetáculo; e Quynn Johnson, também assistente de direção.

A proposta do grupo é de um variação rítmica que combina danças percussivas tradicionais e narração de histórias.

Seguindo a conexão Brasil- Estados Unidos, o Tap New Generation fecha hoje o Gala Tap in Rio, com artistas brasileiros radicados em solo americano. Cariocas, mineiros e paulistas apresentam o espetáculos “Nós”, com uma trilha sonora brasileira, que vai de Cássia Eller ao grupo vocal Ordinarius. Luciana Petsold, Panmela Tadeu e Geraldinho Junior dividem direção e concepção de “Nós”, além de formarem o elenco e comporem a coreografia, junto com Ayesha Zangaro, Bárbara Pardo, Jordania Galdino, Lucas Bazanella e Lucas Freitas.

Amanhã, a “Noite de Performances”, como o nome diz, traz performances individuais de participantes do Tap in Rio.

Na quinta-feira, acontece a noite Live, com o sapateado acompanhado por música ao vivo, e um concurso de solistas, na competição denominada Desafio Tap in Rio.

__________

Serviço

TAP IN RIO - TEATRO FASHION MALL. Estrada da Gávea, 899, loja 213 (2º piso), São Conrado. Tel.: 2242-9800. Hoje: Gala Tap in Rio. Amanhã: Performance. Quinta-feira: Live. Sempre às 21h. Entrada: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia). Sala 1. Capacidade: 470 espectadores. Vendas no local, a partir das 10h, ou pelo site tudus.com.br.