ASSINE
search button

Favorito ao Oscar, "Vice" terá première de gala na Berlinale

Compartilhar

Um dos filmes mais cotados ao Oscar 2019, que vai revelar seus concorrentes na próxima semana, “Vice”, sátira política sobre a gestão George W. Bush na Casa Branca, vai ganhar uma projeção de gala no 69º Festival de Berlim (7 a 17 de fevereiro). Christian Bale engordou 20 quilos para viver o vice-presidente de Bush, Dick Cheney, que foi o arquiteto da invasão ao Iraque após o 11 de Setembro. O papel rendeu um Globo de Ouro ao ator galês, revelado ainda menino em “Império do Sol” (1987), de Steven Spielberg, e consagrado, já adulto, como Bruce Wayne na trilogia “Batman” (2005-2012), do diretor Christopher Nolan. Ele e o cineasta Adam McKay vão à Berlinale para a sessão hors-concours do filme no evento, que divulgou os longas-metragens que faltavam para completar sua competição na quinta-feira.

Foram incluídos na briga pelo Urso de Ouro de 2019 a produção franco-israelense “Sinônimos”, de Nadav Lapid, e a mais nova experiência autoral do mestre chinês Zhang Yimou: “Um segundo”. No páreo, estão filmes inéditos da catalã Isabel Coixet (“Elisa y Marcella”), do teuto-turco Faitih Akin (“The golden glove”), da polonesa Agnieszka Holland (“Mr. Jones”) e do francês François Ozon (“Grâce à Dieu”). A dinamarquesa Lone Scherfig abre o evento com “The kindness of strangers”, que também compete. É a atriz francesa Juliette Binoche quem vai presidir o júri. Além disso, a Berlinale vai exibir “Marighella”, dirigido pelo ator Wagner Moura, em sessão especial.

Nas seções paralelas, Berlim recebe a diva francesa Catherine Deneuve para promover o drama “L’adieu à la nuit”. Já a nonagenária diretora belga Agnès Varda vai exibir lá um documentário inédito baseado em viagens recentes que fez pelo mundo. Mais filmes serão anunciados por Berlim até o dia 30. Este ano, o Urso de Ouro Honorário vai ser conferido à atriz inglesa Charlotte Rampling. (R.F.)

Tags:

cinema | filme | oscar | vice