ASSINE
search button

Milhares de pessoas na Festa do Bonfim

Márcio Salgado | Jornal do Brasil -
Lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Compartilhar

Milhares de pessoas participam nesta quinta-feira (17) da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. No cortejo de oito quilômetros, católicos, seguidores do candomblé e turistas, vestidos de branco, carregaram a imagem do Senhor do Bonfim, que saiu da Igreja da Conceição da Praia. Ao fim do cortejo, a imagem foi recebida com cânticos religiosos e as baianas lavaram as escadarias da igreja.

A Lavagem do Bonfim é marcada pelo sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor do Bonfim e Oxalá se reúnem para prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada.

O culto ao Senhor do Bonfim começou em 1745 quando a imagem do santo foi trazida pelo capitão Português Teodósio Rodrigues de Farias cumprindo uma promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade.

Conforme a tradição, os escravos eram obrigados a lavar as escadarias do templo antes da festa. E começaram então a reverenciar Oxalá, o pai de todos os orixás. Mas além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim é caracterizada pela grande festa que acompanha todo o trajeto.

Macaque in the trees
Lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim, em Salvador. (Foto: Márcio Salgado | Jornal do Brasil)


Segundo o historiador Cid Teixeira, havia no Rio Vermelho uma capela consagrada à devoção de São Gonçalo, mas a mesma degradou-se e a festa de São Gonçalo foi transferida para o bairro do Bonfim.
No passado, os devotos seguiam por mar, em saveiros e pequenos vapores da Companhia Baiana de Navegação. Hoje milhares de pessoas fazem o percurso a pé. Há também os grupos que seguem em carroças enfeitadas com motivos da festa. Mas, como diz um dito popular baiano: "quem tem fé vai a pé."