ASSINE
search button

Globo de Ouro merecido: confira crítica do filme 'A esposa'

Divulgação -
Glenn Close brilha no longa do diretor Björn Runge
Compartilhar

Baseado no livro homônimo de Meg Wolitzer, “A esposa” (The wife) leva às telas uma trama sobre ruptura da base familiar, outrora construída sobre a farsa de um casamento de conveniência. Marcando o retorno do diretor Björn Runge após hiato de seis anos, o longa também aborda o preconceito contra a mulher no mercado editorial nos anos 1960, dominado por homens em busca de novos talentos masculinos.

Macaque in the trees
Glenn Close brilha no longa do diretor Björn Runge (Foto: Divulgação)

Contando com fotografia elegante que trabalha luz e cores de maneira a transmitir a frieza das relações interpessoais, o longa de roteiro sólido e diálogos afiados tem como maior trunfo a comunhão de seu elenco, sobretudo dos veteranos Glenn Close (Joan) e Jonathan Pryce (Joe). No entanto, é Close quem brilha de fato. A atriz surge em cena em estado de graça, permitindo ao espectador dimensionar a dor da mulher abnegada e prestes a explodir no momento mais importante da carreira do marido, homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura. É uma atuação composta por várias camadas, que são reveladas a cada ação de seu cônjuge.

“A esposa” cresce aos poucos para explorar o esgotamento psicológico de uma família que há tempos desistiu de si mesma, apesar das amarras impostas pela dependência emocional dos envolvidos. E tudo em prol da manutenção da imagem ilibada do homem respeitado pela sociedade.

COTAÇÃO

* * * * (MUITO BOM)

* Membro da Associação de Críticos do Rio de Janeiro

Tags:

cinema | crítica | filme