O Clube Renascença, quartel-general do Samba do Trabalhador das segundas-feiras, é conhecido pelo seu clima acolhedor, reunindo várias gerações de amantes do gênero. E, como toda família, vai se reunir também no Natal, com o cantor e compositor Toninho Geraes recrutando o grupo Galocantô, nesta terça-feira, para levantar sua Roda de Samba Natalina.
Catapultado por “Mulheres”, sucesso na voz de Martinho da Vila em 1995, Toninho Geraes foi se tornando cada vez mais fortemente um compositor concorrido e influente no meio do samba carioca, mesmo sendo mineiro, como o nome sugere, nascido em Belo Horizonte, em 1962.
Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Agepê, Bezerra da Silva e Neguinho da Beija-Flor são alguns dos cantores que gravaram músicas dele, que chegou em 1979 no Rio de Janeiro, onde começou a frequentar os “pagodes da tamarineira” no Cacique de Ramos, convidado pelo compositor Beto Sem Braço (1940-1993), o qual conhecera por meio do Império Serrano.
Recentemente, Beth Carvalho o convenceu a ceder para o DVD dela “Se a Fila Andar”, composição dele com Paulinho Rezende que virou sucesso nas rodas de samba da cidade, antes mesmo de ser gravada.
Outras composições da dupla, como “Mais Feliz”, “Seu Balancê” e “Alma Boêmia” estão no repertório prometido para hoje por Toninho Geraes, assim como “Preceito”, dele e de Roque Ferreira – outro de seus mais habituais parceiros, junto com Toninho Nascimento.
Pablo Amaral (cavaquinho), Marcelo Correia (violão de sete cordas) e os percussionistas Jorge André, Léo Costinha e Lula Matos, o Galocantô se junta a Toninho Geraes nessa Roda de Samba Natalina depois de se firmar como um dos principais grupos no resgate do samba carioca desde os meados dos anos 2000, quando começaram em rodas na Lapa.
A camaradagem vem desde a década passada, com o Galocantô tendo incluído uma música da dupla Toninho Geraes e Toninho Nascimento (“Deixa rolar”) em seu CD de estreia, “Fina batucada”, lançado em 2006.
“Vara de família” (Nei Lopes e Fred Camacho), “Pão que alimenta” (Edson Cortes, Wantuir Cardeal e Binho Sá) e “A caixa” (João Martins e Pablo Amaral) são outras músicas do repertório básico do Galocantô, que também foi parceiro de Geraes no projeto “No princípio era a roda”, que se baseado no livro homônimo do jornalista Roberto Moura (1947-2005) e também reuniu Zé Luiz do Império, Ivan Milanez, Nelson Rufino, Serginho Meriti, Claudinho Guimarães e Trio Calafrio, em 2010, no CCBB.
A roda ainda tem a abertura do grupo Batuque na Cozinha, também ligado a Martinho da Vila, que sugeriu em nome, em homenagem à música de João da Baiana.
Beth Carvalho, Dudu Nobre, João de Aquino, Gabriel Moura, Rogê, Délcio Carvalho e Marcel Powell foram alguns dos músicos que participaram de seu CD de estreia, “Sorria para o Samba”, lançado em 2007, com composições assinadas por Monarco, Mauro Diniz, Wanderley Monteiro e o próprio Délcio Carvalho, entre outros.
---------
SERVIÇO
RODA DE SAMBA NATALINA – TONINHO GERAES E GALOCANTÔ
RENASCENÇA. Barão de São Francisco, 54, Andaraí. Amanhã, dia 25, a partir das 16h. R$ 30. Abertura: Batuque na Cozinha.