ASSINE
search button

Natal cultural no CCBB

Programação terá apresentação de coral, bazar, música, encenação teatral e contação de histórias

Divulgação -
"Noite feliz", da Cia. Pequod, conta a história de Jesus através de bonecos
Compartilhar

A programação do “Natal brasileiro”, que está aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil, se estenderá até o próximo domingo, abrindo espaço para diversas manifestações artísticas com este tema. O bazar, promovido pela Ação da Cidadania e a ONG #CompartilheCultura, no entanto, só funcionará até a sexta, das 9h às 21h e o público poderá trocar um quilo de alimento não-perecível por um catálogo de uma das exposições do CCBB.

Macaque in the trees
"Noite feliz", da Cia. Pequod, conta a história de Jesus através de bonecos (Foto: Divulgação)

Entre os disputados catálogos, estão disponíveis “Picasso e a modernidade espanhola”, “Impressionismo: Paris e a modernidade”, “Entre nós”, “India!”, “Siron Franco”, “Lusa matriz portuguesa”, por exemplo. A iniciativa integra a campanha “Natal sem fome”, da Ação da Cidadania, que voltou em 2017 – depois de dez anos – em razão da ameaça de o país voltar ao Mapa da Fome das Nações Unidas. A atividade recolhe alimentos não perecíveis para distribuir entre pessoas de baixa renda e famílias que vivem abaixo da linha da pobreza.

Já neste final de semana, o evento recebe a presença dos alunos do Centro de Música Jim Capaldi, coral formado por crianças e adolescentes moradores de comunidades cariocas. Eles participaram em outubro do show de Roger Waters, no Maracanã, fazendo coro na música “Another brick in the wall”, sucesso do Pink Floyd. Desta vez, o grupo traz no repertório músicas natalinas e se exibe nos dias 22 e 23, às 14h.

Macaque in the trees
Jovens do Centro Jim Capaldi, que cantaram com Roger Waters, participam do evento (Foto: Divulgação)

Um pouco mais tarde, às 16h, será a vez do espetáculo “Noite feliz”, um musical da Cia. Pequod, que apresenta teatro de bonecos e a interpretação por músicos e cantores.de canções feitas especialmente para a montagem. Nesta remontagem preparada especialmente para a programação do CCBB, com objetivo humorístico, mistura-se referências culturais da época a aspectos atuais, como, por exemplo, músicas contemporâneas.

Às 18h, a Cia. do Solo vai se apresentar com dois contos: “Pastoril brincantes” e “A menina da caixa de fósforos”. A primeira é inspirada no folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no Nordeste. A segunda é a adaptação de um conto de Hans Christian Andersen sobre uma menina que tenta vender fósforos na véspera de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença, até que decide usar a imaginação para conseguir tudo que deseja.

*Estagiária sob a supervisão de Deborah Dumar

-----

SERVIÇO

NATAL BRASILEIRO - Contação de histórias, teatro e bazar. CCBB (R. Primeiro de Março, 66 - Centro; Tel.: 3808-2020). Entrada franca (distribuição de senhas uma hora antes para “Noite feliz” e para contação de histórias).

Até 23/12

Divulgação - Jovens do Centro Jim Capaldi, que cantaram com Roger Waters, participam do evento