ASSINE
search button

Kobra e sua galeria em NY

Grafiteiro que teve mural apagado em São Paulo planeja 30 trabalhos na cidade americana

Divulgação -
"Madre Teresa" (Esquina da 18th Street com 10th Avenue, Chelsea)
Compartilhar

Autor do painel Etnias, uma das maiores atrações da Zona Portuária do Rio, o grafiteiro brasileiro Kobra acaba de concluir mais um trabalho de arte urbana. Em parceria com a americana Magda Love, ele finalizou um mural com cerca de 1850 m² na lateral na escola secundária City-As-School, de Nova York que teve entre seus alunos ao artista Jean-Michael Basquiat, localizada na esquina entre as ruas Clarkson e Hudson, no West Village. “O Basquiat, obviamente, é uma das referências da arte de rua”, explica Kobra.

Apontado como o maior grafite da cidade, a obra “Ellis Island” aborda o tema da imigração: mostra retratos de cinco imigrantes reais que chegaram aos Estados Unidos há cerca de 100 anos e passaram pela Ilha Ellis, o principal ponto de entrada de estrangeiros que foram para a chamada terra das oportunidades entre o fim do século 19 e o início do século 20. Este painel é o maior de toda a série “Cores pela liberdade” e levou dois anos e meio para ser concluído. Durante os trabalhos, a dupla de artistas recebeu a colaboração dos alunos da City-As-School.

Diferente do que acontece no Brasil – o artista teve um mural apagado recentemente em São Paulo -, Nova York tem sido um local de motivação e inspiração para Kobra. A cidade pode ser considerada uma galeria a céu aberto para este paulistano de 43 anos. Seu objetivo é concluir 30 painéis na cidade e a abordagem é a temática da paz mundial. Antes de “Ellis Island”, os trabalhos anteriores foram Madre Teresa de Calcutá e Mahatma Gandhi frente a frente, a Estátua da Liberdade com um sombrero e a recriação de uma fotografia de um bombeiro ajoelhado de 11 de setembro, o mesmo painel apagado em sua cidade natal.

Os trabalhos do artista estão concentrados nos bairros de Chelsea, SoHo e Upper East Side.

Tags:

art | cultura | grafite | kobra | ny | painel