ASSINE
search button

Em busca de liberdade: confira crítica de 'Colette'

Divulgação -
Por trás da prisão imposta pela época, Keira Knigtley brilha como Colette
Compartilhar

Wash Westmoreland há 12 anos sacudiu Sundance com um filme que a cena indie americana abraçou com justiça, “Meus 15 anos”, dirigido em parceria com o marido, Richard Glatzer (falecido há três anos em decorrência de complicações derivadas de ELA - esclerose lateral amiotrofica). Há quatro anos, o casal foi responsável pelo Oscar de Juliane Moore no incompreendido ‘Para sempre Alice’. Agora assinando solo, Westmoreland parece conjugar características dos personagens desses dois longas na trajetória da escritora e jornalista francesa Gabrielle Colette.

Como é uma produção britânica, o filme logicamente é falado em inglês e sua protagonista, interpretada pela igualmente britânica Keira Knightley, atriz irregular aqui em momento elevado. Sua presença realça a história de repressão feminina e dominação machista, onde aponta a escritora como a precursora que realmente foi. Ainda que preso pela amarras típicas da escola dos roteiros biográficos, o filme consegue algum respiro por conjugar bem as matizes de uma época e da necessidade de conhecermos o quanto mulheres ainda precisam marchar, mesmo mais de cem anos depois dos eventos mostrados.

Macaque in the trees
Por trás da prisão imposta pela época, Keira Knigtley brilha como Colette (Foto: Divulgação)

O capricho da produção também é evidente, e os figurinos de Andrea Flesch são um destaque à parte. O filme abre passagens ao mesmo tempo ousadas e surpreendentemente bem-humoradas de uma figura histórica primordial para o nosso tempo, que transpôs as barreiras que começavam em seu próprio casamento castrador. Uma caprichada telenovela não faria melhor, e os embates entre os personagens de Keira e Dominic West (aos poucos, um vilão típico) são o tempero que emolduram uma história que merece ser vista, ainda que seu diretor não tenha atingido o brilho de outrora.

*Membro da ACCRJ

______________________________

COLETTE: ** (Regular)

Cotações: o Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom