ASSINE
search button

Realeza reunida: confira crítica de 'Chá com as damas'

Divulgação -
Roger Michell esmiúça em seu filme a essência das quatro conceituadas atrizes britânicas
Compartilhar

Quatro das maiores atrizes do Reino Unido, Judi Dench, Maggie Smith, Joan Plowright e Eileen Atkins cultivam um hábito que afina sua amizade: regularmente se reúnem na casa de campo de Plowright para colocar a conversa em dia. Num destes encontros, elas foram filmadas pelo cineasta Roger Michell, de “Um lugar chamado Notting Hill” (Notting Hill – 1999). As filmagens renderam um divertido documentário, “Chá com as damas” (Nothing like a Dame – 2018), que passeia entre a simplicidade e a elegância.

Alheias à câmera, as amigas, condecoradas com o título de Dama da Ordem do Império Britânico, discorrem sobre temas variados: da trajetória nos palcos, cinema e TV até o impacto das críticas – “Nós não esquecemos as críticas ruins”, diz Atkins. Ao longo da narrativa, Michell aborda os efeitos da idade e a recusa de serem tratadas com invisibilidade ou como pessoas no fim da vida.

Macaque in the trees
Roger Michell esmiúça em seu filme a essência das quatro conceituadas atrizes britânicas (Foto: Divulgação)

Sem nenhum desafio técnico, o filme absorve a atmosfera bucólica do campo para mostrar a essência de mulheres que muito fizeram pela arte. Isto se deve ao olhar sensível de Michell, que esmiúça o lado humano das retratadas, provocando-as quando necessário, mas respeitando o espaço de cada uma, para realizar uma produção intimista regada a chá e champanhe.

*Membro da ACCRJ

______________________________

CHÁ COM AS DAMAS: **** (Muito Bom)

Cotações: o Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom