ASSINE
search button

Danilo Caymmi se une a orquestra e coros da UFRJ em concerto especial natalino hoje, com entrada gratuita

Divulgação -
Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta com os corais da universidade e Danilo Caymmi
Compartilhar

Com participação especial de Danilo Caymmi, formações da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam hoje, com entrada gratuita, na Igreja da Nossa Senhora da Candelária um programa especial de Natal, mesclando canções tradicionais e música erudita de inspiração natalina, além de destaques do repertório do cantor e flautista.

Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Coro Brasil Ensemble UFRJ e o Coro Infantil UFRJ se reúnem em torno do Projeto Candelária, criado em 1992, inicialmente com exposições fotográficas e de cartofilia – com o primeiro concerto realizado em agosto de 1995, a face musical do projeto já soma 543 concertos com artistas, de 48 países dos cinco continentes.

Macaque in the trees
Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta com os corais da universidade e Danilo Caymmi (Foto: Divulgação)

Fundados no final do século 20, os coros juntam-se à orquestra mais antiga do Rio de Janeiro. Com regentes como Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernandez e José Siqueira em seu histórico, a Sinfônica da UFRJ está em atividade desde 1924 e suas óperas óperas fazem parte da temporada anual de concertos a partir de 1949. Sob direção artística dos maestros André Cardoso e Ernani Aguiar desde 1998, a orquestra toca acompanhada com o Coro Infantil, fundado em 1989, e o Coro Brasil Ensemble UFRJ, criado em 1999, em canções natalinas tradicionais.

Além do repertório tradicional de Natal, a Orquestra Sinfônica da UFRJ lança mão de obras de compositores eruditos do século 20, como “Christmas Day”, do inglês Gustav Holst (1874-1934), e “Christmas Legend”, do americano Leroy Anderson (1908-1975).

Macaque in the trees
Danilo Caymmi (Foto: Divulgação)

A inspiração natalina também permeia música que serão cantadas pelo convidado especial, a começar por “Acalanto”, do pai Dorival Caymmi (1914-2008), mais conhecida pelo “boi da cara preta”.

Ela também está em “Alguém no céu”, do próprio Danilo Caymmi com Dudu Falcão, gravada pelo grupo infantil Trem da Alegria (“Alguém no céu, olha por mim / guarda os segredos que eu tenho / moram no céu, anjos de luz / que sabem de onde eu venho / meu pai do céu, olhai por mim / quando eu me sentir sozinho / mande do céu, um querubim / pra iluminar meu caminho”). Também não deve faltar a clássica “Andança”, de Danilo com , Edmundo Souto e Paulinho Tapajós – prato cheio para os corais.

----

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA E COROS DA UFRJ / DANILO CAYMMI Igreja da Candelária (Praça Pio X, s/n - Centro. Tel.: 3211-7000). Hoje, às 18h30. Entrada franca.

Divulgação - Danilo Caymmi