ASSINE
search button

Depois do sucesso nas telas, criadores de O Doutrinador anunciam novos projetos para HQ, cinema e games

Divulgação -
Catártico e violento, "O Doutrinador" foi rejeitado por 14 editoras antes de viralizar na internet, virar HQ, filme e jogos para celular. Novos personagens juntam-se ao universo da Guará
Compartilhar

Desde adolescente, Luciano Cunha era um fã dos quadrinhos e criava personagens para desenhos que ele mesmo fazia. Fã dos heróis de HQ, nutria certa desconfiança daqueles que possuíam superpoderes, como ter força descomunal ou sair voando por aí. O Homem-Aranha, com seus problemas de ordem afetiva e pessoal, era o mais próximo das pessoas de carne e osso com seus dramas e aflições cotidianos. Em 2010, já designer gráfico, Luciano concebeu o Doutrinador, um justiceiro em cruzada violenta contra políticos corruptos. Oito anos depois, o desenhista e sócio Gabriel Wainer encabeçam um projeto com a ambição declarada de tornar-se algo como uma Marvel brasileira: a Guará Entretenimento, uma editora, agência e núcleo criativo, que se propõe a ser um canal entre graphic novels brasileiras e a produção de conteúdos audiovisuais. O ponto de partida foi a adaptação do Doutrinador para o cinema e a produção, a partir de 2019, de outros três longa-metragens que terão como protagonistas novos personagens deste universo de heróis/anti-heróis brasileiros.

Depois de receber sonoras e rotundas negativas de 14 editoras para as aventuras do Doutrinador - um agente federal chamado Miguel, que se rebela contra a corrupção endêmica que cobre o Brasil e decide fazer justiça com as próprias mãos numa escalada de violência em ano de eleições presidenciais. “As editoras diziam gostar do trabalho, mas alegavam que seus departamentos jurídicos desaconselhavam assumir o projeto”, conta Luciano, que começou a publicar as tiras de forma independente em suas redes sociais, apenas para mostrar o trabalho aos amigos. A trama em torno do personagem encaixou-se no roteiro da vida real que foi a onda de protestos que tomou as ruas das principais capitais do país em 2013. “A história viralizou. Havia uma enorme identificação entre aquelas pessoas e seu sentimento de revolta e o personagem”, conta Luciano. Foram 23 milhões de visualizações até maio.

Macaque in the trees
Catártico e violento, "O Doutrinador" foi rejeitado por 14 editoras antes de viralizar na internet, virar HQ, filme e jogos para celular. Novos personagens juntam-se ao universo da Guará (Foto: Divulgação)

“Naquela época passei a publicar novas páginas a cada semana, duas em média, e a história que se alimentava dos protestos”, recorda o artista visual. Com sua máscara de gás, o Doutrinador juntava-se a uma massa de estudantes, anônimos e black blocks em confrontos com a polícia. O que era uma história de ficção tornava-se uma crônica em tempo real de dias turbulentos de nossa história.

Interação com fãs motivou episódios

A compilação dos quadrinhos publicados no Facebook em 2013 virou uma HQ completa no ano seguinte e “O Doutrinador” teve sua primeira edição esgotada. Em 2015, ganhou reimpressão e um segundo episódio, “Dark web”, igualmente esgotadas. “Dark web” marca o início de uma parceria entre Cunha e o compositor Marcelo Yuka (ex-Rappa). “O Yuka chegou a mim pelas redes sociais. Era um fã que começou a interagir comigo e acabamos nos conhecendo pessoalmente. Das conversas que tivemos saiu o argumento”, lembra Luciano.

Macaque in the trees
Gabriel Wainer e Luciano Cunha, os sócios da Guará (Foto: Divulgação)

“Apocalipse BSB” (2016), o terceiro episódio da série, também esgotou-se. Ali nascia a parceria com Gabriel Wainer e o começo do Universo Guará. “O Gabriel tinha alguns personagens e começamos a fomar uma galeria deles e o entrelaçamento de suas histórias”, explica Cunha.

“Nosso trabalho é pesquisar, editar, criar e publicar histórias em quadrinhos nacionais com potencial adaptável para roteiros de audiovisual e de games”, completa Wainer. E o primeiro projeto desdobramento desta filosofia foi a chegada de “O Doutrinador” na telona, um lançamento da Downtown Filmes com distribuição Paris Filmes e que terá a primeira temporada de série lançada no Canal Space em março de 2019.

Na semana passada, o anti-herói catártico recebeu versão de jogo para celular, daqueles de tiro na primeira pessoa. O cardgame e outros produtos licenciados estão para ser lançados. “Com 1% do orçamento de filmes como os da Marvel e da DC, ‘O Doutrinador’ recebeu o respeito da crítica especializada que o considerou digno de super produções e blockbusters hollywoodianos. Imagine quando tivermos um pouco mais de orçamento e uma oferta regular desse gênero de audiovisual”, entusiasma-se o criador do personagem, que acompanhou de perto todo o processo de adaptação da HQ para a tela grande.

As novas histórias dos novos personagens Guará terão suas versões em quadrinhos lançadas amanhã em São Paulo, durante a Comic Con Experience 2018. São elas: Penélope, Santo e Os Desviantes. Todas as três publicações expandem o universo do Doutrinador em tramas que se entelaçam tendo a realidade brasileira como pano de fundo.

“Penélope é uma garota de programa que caça uma quadrilha de prostituição infantil e tráfico de pessoas; Santo é um médium caçador de falsos profetas e mercadores da fé; já Os Desviantes é uma espécie de mistura de Cidade de Deus com X-Men”, enumera o artista visual, antecipando que os três já serão lançados no cinema numa parceria entre a Guará e a Glaz.

Os projetos já contam com dois nomes confirmados para direção: Halder Gomes vai rodar “Penélope” e Vicente Amorim será o responsável por “Santo”. Halder, dirigiu “Cine Holliúdy” e “Shaolin do Sertão”. Amorim lança em breve o seu “DAS-Divisão Anti-Sequestro” após enveredar pelo cinema com “Motorrad”.

Ao falar de seus personagens, Luciano busca refletir sobre o Brasil que temos e o que queremos deles. “Bertold Brecht dizia que triste é a terra que precisa de herois. A tragedia de nossa desigualdade brutal produziu um abismo social criminoso.”, denuncia. “Quem pode nos ajudar? Os politicos, lideres, herois? E da nossa cultura acreditar na vinda do salvador da patria. Mas por que precisamos de herois e o que eles significam? Usar capa, roupas coloridas, berrar pela patria e por essa moral vazia praguejada pelos demagogos?”, pensa alto.

O herói é todo aquele que encara seus problemas de frente, sem medo. O superpoder do cidadão é sua capacidade de refletir sobre eles, superá-los com coragem e inteligência. A Guará percebeu isso.

Macaque in the trees
Cena de "O Doutrinador" no cinema. Adaptação para a tela grande estreou com boa aceitação da crítica (Foto: Divulgação)

Os personagens do Universo Guará

Doutrinador

Uma tragédia pessoal leva o agente federal Miguel a eleger a corrupção endômica da sociedade brasileira como sua maior inimiga e inicia uma violenta cruzada contras as elites política econômica.

Penélope

Mulher foge de casa por conta de uma série de abusos e mergulha numa jornada para que sua irmã tenha um futuro diferente. Lidando com novos “poderes”, desbrava o Brasil de uma forma que nenhum homem jamais conseguiu.

Os Desviantes

Num país dividido entre ricos e pobres, castas privilegiadas tentam dominar as zonas periféricas onde vivem desamparados, as cobaias para experimentos genéticos. Depois que uma dessas experiências fracassa, Fióti e Tom precisam fugir para não serem mortos.

Santo

Um pobre menino do sertão baiano conversa com “amiguinhos invisíveis” desde os 4 anos. Já adulto, rejeita sua mediunidade até presenciar um ataque a um centro de umbanda e decide usar a paranormalidade para combater os agressores.

O Finalizador

Campeão mundial de artes marciais se torna agente contraterrorista.

Dislike

Uma mãe tem certeza que seu filho se suicidou por causa de uma rede social. Quem é condenado isso acontece?

O Peregrino

Carismático líder de comunidades carentes recebe a influência espiritual de Antônio Conselheiro.

Guará

O agronegócio tomou conta de todo o Cerrado. Mas agora vai enfrentar uma força sobrenatural e folclórica: um lobisomem disposto a equilibrar a região.

O Outro Campo

Misticismo, religião e ciência se enfrentam numa história com muito suspense e drama familiar.

Leão de Chácara

Super treinado, ele presenciava diariamente a prostituição, drogas e todo tipo de podridão humana. Até decidir que o bem venceria o mal.

Sangue Quente

Imagine vampiros adolescentes vivendo sob o calor escaldante do Rio de Janeiro. E ainda convivendo no fogo cruzado entre milícias e traficantes.