ASSINE
search button

Vinte e cinco anos de combate à fome

reprodução -
Vinte e cinco anos de combate à fome
Compartilhar

Responsável, entre outros projetos, pela criação da campanha “Natal sem fome”, uma das maiores mobilizações solidárias do país, a Ação da Cidadania surgiu em 1993 para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, a ONG lança hoje, no Centro Cultural Oi Futuro, o livro “Ação da Cidadania - 25 anos”, escrito pela publicitária Nádia Rebouças e pela jornalista Ana Redig.

Macaque in the trees
Vinte e cinco anos de combate à fome (Foto: reprodução)

A obra, com ilustração de capa e projeto gráfico do artista visual e designer Jair de Souza, é uma atualização da publicação “Ação Cidadania - 20 anos” e revisa os últimos cinco anos da entidade que que luta contra a fome no Brasil. O livro, que custa R$ 85, pode ser adquirido por meio do site da Ação (www.natalsemfome.org.br), onde também são feitas as doações para o “Natal sem fome 2018”, até 20 de dezembro.

A comemoração do aniversário inclui ainda a estreia de um documentário, dirigido por Victor Lopes, em 2019, e pelo relançamento digital, no dia 7 de dezembro, do CD originalmente batizado “Brasil são outros 500”, agora chamado de “Ação da Cidadania 25 anos”, com novas faixas e novo projeto gráfico. Foram incluídas três novas músicas, “Peço a Deus”, de Mart’nália, “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto, e “Ideologia”, de Cazuza, interpretada por Mart’nália, Vladimir Brichta, Gabriel Moura, Lúcio Mauro Filho, Rodrigo Suricato, Frejat e Júlio Andrade.

Entre os assuntos abordados no livro, está a retomada do projeto “Natal sem fome” após dez anos em parceria com a Unesco, ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura. Em 2017, a possível volta do Brasil ao mapa da fome foi o estopim para que a Ação promovesse novamente a campanha, com o objetivo de evitar que o país figure na lista. Diversos artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Mart’nália divulgaram a ação nas redes sociais. Este ano, o “Natal sem fome” já está de volta e o objetivo é arrecadar duas mil toneladas de alimentos.

Fartamente ilustrado, “Ação da Cidadania - 25 anos” traz depoimentos de todos os colaboradores do staff fixo da ONG de seu comitê central, no Rio de Janeiro, além de depoimentos de representantes em outros 17 estados, que desenvolvem ações nas áreas da saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens das comunidades.

Ainda no livro, o diretor da Ação da Cidadania Kiko Afonso fala sobre a recente ocupação do galpão Docas Pedro II, na Zona Portuária do Rio, cuja desocupação foi pedida pelo Ministério Público Federal.

Serviço

AÇÃO DA CIDADANIA - 25 ANOS - Lançamento do livro, hoje, às 19h. Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 - Flamengo; Tel.: 3131-3060).

*Estagiária sob a supervisão de Deborah Dumar