ASSINE
search button

Banda Shaman volta à ancestralidade

Após 12 anos, banda de metal apresenta-se no Rio com formação original para tocar, na íntegra, o celebrado Ritual

Globo/Divulgação -
Ainda sem saber se volta definitivo, a banda fecha no Rio a miniturnê pelo país
Compartilhar

Ascensão meteórica, sucesso estrondoso, separação precoce e uma legião de fãs saudosistas. Muitas bandas já viveram esse enredo, um eterno ir e vir na história do rock. Desde setembro, a paulistana Shaman se propôs a este desafio. A formação original da banda nascida em 2002 e que vendeu 500 mil cópias com seu CD de estreia, “Ritual”, sobe amanhã o palco do Hub - RJ para executar na íntegra os dois primeiros álbuns do quarteto. “Por anos, a gente vinha recebendo mensagens das pessoas pedindo a volta da banda e esses pedidos foram aumentando. Após alguma conversa, decidimos fazer um show, inicialmente um só, em São Paulo. Os ingressos esgotaram em dois dias. Fizemos mais uma data e vieram pedidos de agenda para outras cidades. A notícia deste concerto despertou uma curiosidade dos fãs tradicionais e de gente mais nova que nunca viu a banda ao vivo”, explica o guitarrista Hugo Mariutti.

Mas será que este retorno para uma bateria de shows significa um retorno definitivo ou, pelo menos, um novo projeto em 2019? “Por enquanto é isso. Só estamos pensando em fazer os melhores shows possíveis, retribuindo esse carinho dos fãs”, desconversa o músico, citando o entusiasmo da plateia nas cidades em que a banda já se apresentou nesta miniturnê.

Macaque in the trees
Ainda sem saber se volta definitivo, a banda fecha no Rio a miniturnê pelo país (Foto: Globo/Divulgação)

E não é só a plateia que está apreciando a nova fase. Nos bastidores, o astral está em alta, revela Hugo. “Desde o primeiro ensaio, a gente sentiu a energia de voltar a tocar junto, aquele entrosamento de saber onde vão cair as pratadas, o baixo… É emocionante ver o público cantar tudo”.

A história da banda começa quando André Matos (vocal), Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria) deixaram o Angra e uniram forças num projeto que desejava ampliar as fronteiras musicais abertas pelo mítico álbum “Holy Land” (1996). Estamos falando de algo que se convencionou chamar de prog metal, um power metal marcado por influências melódicas do rock progressivo, da world music e até da tradição sinfônica. Divergências musicais e pessoais levaram André, Luis e Ricardo a sair do Angra. Irmão de Luis, Hugo viria a juntar-se ao novo grupo que ganharia o nome de Shaman.

Recheado de teclados, violinos e flautas indígenas, “Ritual” foi um estrondo de vendas, sucesso de crítica, uma simbiose perfeita entre uma seção rítmica acelerada, o peso das guitarras e um vocal potente mesclado a uma sonoridade ora tribal ora romântica, o que pode constatado na lírica “Fairy Tale”, uma trova medieval com introdução em coro, vocal solo, piano, flauta e violino que antecede uma potente balada – o legítimo cartão de visitas de como uma banda de metal pode atingir estados de sublime musicalidade mesmo que a elevados decibéis.

Durante todo 2003, a Shaman estava entre os primeiros colocados em vendas de álbunsl. A banda gravou na ocasião um show ao vivo no Credicard Hall com a participação de vários convidados especiais, como Tobias Sammet, Marcus Viana, Andi Deris, Sascha Paeth, George Mouzayek e Michael Weikath. O show foi lançado em CD e DVD, intitulado RituAlive - considerado um dos melhores e mais bem produzidos DVDs já gravados no Brasil, repetindo o sucesso da versão de estúdio.

O segundo álbum, “Reason” (2005) não repetiu na ocasião o mesmo resultado do trabalho anterior por representar uma incursão na sonoridade mais pesada, menos melódica, uma espécie de metal-raiz. Mixado na Alemanha pelo produtor Sascha Paeth e gravado no Brasil por Phil Colodetti, o CD era uma tentativa confessa de devolver o sentimento e espírito do heavy metal dos anos 80. Acabou se tornando o álbum derradeiro da formação original da banda que começou a se desfazer a partir da saída dos irmãos Mariutti em 2006. Com novos músicos, o grupo ainda gravaria dois trabalhos de estúdio e um ao vivo sem arrancar os mesmos elogios de crítica embora mantivesse a acolhida dos fãs. A segunda formação seguiu até 2014 até o fim definitivo da banda.

-----

SERVIÇO

SHAMAN AO VIVO

Hub RJ (Av. Professor Pereira Reis, 50 - Zona Portuária; Tel: 97173-1502)

Amanhã – Abertura de portões: 17h – Pista: R$ 100 e R$ 50 (válido com 1kg de alimento não perecível)