ASSINE
search button

A rota das especiarias está de volta ao Horto

José Peres -
Rosa Nepomuceno desenvolveu sua linha de produtos, com sais condimentados, mango chutney e especiarias
Compartilhar

Os olhos pousados na mata do Jardim Botânico decifram boa parte da história dos temperos e especiarias que encantam os amantes da gastronomia. Conhecem como ninguém os bastidores da chegada da Família Real Portuguesa, das primeiras espécies trazidas para o plantio na cidade e as consequências da política de Dom João VI — como a chegada dos chineses que, decepcionados com o mau resultado das plantações de chá no Brasil (a terra era ótima, o negócio parecia “da China”, mas os resultados no mercado internacional foram frustrantes) —, acabaram se encantando com o ópio e gastavam horas admirando a paisagem da área hoje batizada de Vista Chinesa.

A escritora, pesquisadora e jornalista Rosa Nepomuceno viajou o mundo para decifrar aos brasileiros encantos, origens e sabores em um tempo em que os segredos da cozinha ainda não estavam disponíveis ao público. Consagrada por seus livros, hoje volta à cena em sua Oficina de Temperos.

“Fui criada em uma casa grande, com quintal, horta, onde tudo se curava com as ervas. Tive uma nefrite (doença que causa inflamação na estrutura dos rins responsável por eliminar toxinas) com 11 anos. E os médicos disseram que eu poderia ter sequelas. Nos anos noventa, voltei a fazer tratamentos e busquei esse conhecimento das ervas. Os médicos mesmo avaliaram que tive muitos resultados ao mudar minha alimentação”, conta Rosa, que parou suas atividades na época para pesquisar as virtudes curativas dos temperos segundo a Medicina Chinesa.

Macaque in the trees
Rosa Nepomuceno desenvolveu sua linha de produtos, com sais condimentados, mango chutney e especiarias (Foto: José Peres)

Hoje, é a maior expert no assunto no País: foi, durante nove anos, consultora de uma cadeia de supermercados na Zona Sul em azeites e temperos, ministrou palestras e cursos em todo o país e assinou best-sellers publicados como “Viagem ao fabuloso mundo das especiarias”, “O Brasil na rota das especiarias: o leva-e-traz de cheiros, as surpresas da nova terra”, “O jardim de D. João” e “Um fio de azeite”.

Na Oficina de Temperos, o público poderá conhecer as maravilhas cultivadas pela própria Rosa. Entrar em sua cozinha já é uma experiência gastronômica riquíssima — ela oferece as folhas de seus vários vasos de temperos, como orégano, para que o visitante sinta os aromas que já perfumam o ambiente. Em potes, o mango chutney é uma das vedetes da produção de Rosa, que ainda conta com pesto tradicional, caixinhas de especiarias, mix de temperos e sais condimentados, ideais para os assados de fim de ano, além do preparo de saladas, frangos, peixes e carnes em geral. O apuro vai da escolha dos ingredientes, alguns deles garimpados em mercados europeus, à apresentação, como o mosaico de pimentas laboriosamente preparado. Os produtos custam entre R$ 20 e R$ 30 e se tornaram uma dica de presente de Natal cobiçada entre os amantes de especiarias. O agendamento é feito por WhatsApp (21) 98732-9600.