ASSINE
search button

Mimo exibe filmes inéditos no Estação

Divulgação -
"Mussum, um filme do cacilds", de Susanna Lira, vai inaugurar a mostra
Compartilhar

Quatro produções cinematográficas que ainda não foram exibidas em circuito serão levadas ao público carioca, através da parceria do Mimo Festival com o Estação Net. A “Mostra Mimo no Estação” terá início amanhã e se estenderá até 2 de dezembro, com sessões sempre às 21h15. Os filmes foram exibidos na cidade de Olinda, Pernambuco, no último fim de semana, na edição comemorativa de 15 anos do evento.

Para a mostra no Rio, foram selecionados “Betty, they say I’m different”, de Phil Cox, que conta a história da rainha do funk, Betty Davis, que alterou o paradigma artístico para as mulheres. Ela foi a primeira mulher negra a cantar, escrever e produzir as suas próprias músicas; “Mussum, um filme do cacilds”, de Susanna Lira, é um documentário que conta a trajetória do músico e comediante de forma irreverente e com estética gráfica inovadora nos cenários e composição visual.

Macaque in the trees
"Mussum, um filme do cacilds", de Susanna Lira, vai inaugurar a mostra (Foto: Divulgação)

“Você não sabe quem sou eu”, de Alexandre Petillo, Rodrigo Grilo e Rogério Corrêa, é um registro de determinada parte da trajetória de Nasi, vocalista do Ira!. O filme, que levou quatro anos para ser feito, acompanha o fim da sua fase mais “agressiva” e o início da era “paz e amor”. E, por fim, será exibido “Sol, Som & Surf Saquarema”, de Hélio Pitanga, um registro único e expressivo do mundo musical de 42 anos atrás, trazendo imagens raras de shows antológicos de Raul Seixas, Rita Lee, Angela Ro Ro e outros. O documentário mostra ainda os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar.

Todas as sessões contarão com a presença dos diretores. O filme sobre a rainha do funk incluirá após a sessão um encontro com o diretor britânico, a pesquisadora em cultura e feminismo, Mariana Gomes, o jornalista e pesquisador musical Felipe Gaoners Lima, a antropóloga e professora da PUC-Rio, Mylene Mizrahi e a integrante do Coletivo de Cinema Experimental do Negro, o Syanda, Lumena Aleluia.

“Mussum, um filme do cacildis” abrirá a mostra, amanhã, às 21h15, “Betty, they say I’m different” será exibido na sexta, no mesmo horário, no sábado é a vez de “Sol, Som & Surf Saquarema” e , para encerrar, “Você não sabe quem eu sou”.

-----

SERVIÇO

Mostra Mimo no Estação De amanhã a domingo, às 21h15 - Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88; Tel.: 2226-1988) Ingressos a R$ 26 (inteira)