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O rato (não) roeu a roupa

Mickey faz 90 anos e ganha homenagens para consumo

Inez Rosário; Divulgação -
Gatos também celebram o rato, como se vê no moleton da campanha da Levis (R$ 269,90)
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Ratos costumam ser uma espécie cult. Se esgueiram no balé Quebra Nozes, dão fundo para a peça A Ratoeira, da Agatha Christie, caem na panela de feijão antes de casar com a Dona Baratinha, dividem o protagonismo como o Jerry dos desenhos animados com o Tom. Mas nenhum destes ratos ganhou a fama do Mickey, criado por Walt Disney. O personagem orelhudo faz 90 anos com muitas celebrações, principalmente no consumo de moda.

A manifestação mais espetacular foi o desfile da Água de Coco, grife de moda praia que encerrou a edição deste ano da São Paulo Fashion Week. Além dos biquínis e capas com as cores e figuras do Mickey e sua namorada, a Minnie, muitas marcas e empresas lançaram produtos tão variados quanto pingentes e malas, passando pelos óbvios tênis e jaquetas.

O Mickey que sopra 90 velinhas é o original, o Steamboat Willie, que usava a calça com botões e assobiava ao leme de um barco. Poucos lembraram do pretencioso Mickey que se faz de detetive nos gibis, nem o líder do grupo de amigos (Pateta, Donald, Margarida, Minnie e o Pluto) da animação Casa do Mickey na TV. O mais amado é o personagem rabiscado pelo Walt Disney, que estreou no cinema Colony Theatre em Nova York, em 18 de novembro de 1928.

As novidades com o aniversariante

Copos, necessaires, almofadas e as tradicionais camisetas estão na Marisa, em versão meio punk; quem compra um mínimo de duas peças e paga com o cartão da loja, ganha um balde de pipoca. Outra rede de moda, a Renner, apostou em blusas brancas acompanhadas por canetinhas para quem quiser criar sua própria homenagem.

As Havaianas e a Melissa tinham que contribuir para os festejos _ a primeira preparou uma edição especial de 10 estampas que mostram as várias versões do rato que já foi aprendiz de mago, pop star e até astronauta. Na Melissa, a graça maior está nas bolsinhas supostamente para as meninas, as Mini Melissa Cute Bags, com as luvas brancas na frente. O conforto do crocslite, material da linha de Crocs também tem as cores do aniversariante em tamanhos infantis. Adultos que calçam 34 também podem aderir, por que não?

Quem prefere algo mais discreto pode chacoalhar um charm/pingente de prata de lei, com o número 90 em ouro 14k, pendurado em uma pulseira da dinamarquesa Pandora. Ou o Mickey em pose típica, da Life by Vivara.

E para quem acredita que 90 anos merecem estilos mais espalhafatosos, nada melhor do que os tênis e a mochila que lembram a Minnie, com direito a laçarote e estampa de bolas, em vermelho e branco, da californiana Vans. Afinal, a marca vem de Anaheim, local do primeiro parque concebido pelo próprio Walt Disney.

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moda | personagem | roupa