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Sustentável e conectada

Fotos: Ines Rozario -
Sergio Dutra e Guilherme Pecegueiro, de camiseta Biscoito Globo, sócios na Lab77, localizada no Downtown
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Há portas se abrindo no mercado carioca e, no caso das lojas de moda, nem sempre são substituídas por bancos ou farmácias. A localização também nem sempre é de prestígio, como um shopping de ponta. Um dos exemplos surpreende pela organização e ambientação, em um mall que parece esvaziado, o Downtown, na Barra. Trata-se da Lab77, aberta há um mês e já funcionando muito bem, com estratégias antenadas com os tempos atuais, quando o consumo prefere se endividar por um celular novo do que vestir uma roupa nova.

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Sergio Dutra e Guilherme Pecegueiro, de camiseta Biscoito Globo, sócios na Lab77, localizada no Downtown (Foto: Fotos: Ines Rozario)

“Não queremos ter estoques, trabalhamos com algodão certificado com selo de fair trade e os modelos são atemporais”, conta Guilherme Pecegueiro, designer gráfico formado pela PUC, com passagens pela Osklen e Armadillo, sócio do engenheiro Sergio Dutra, com visitas a plataformas de petróleo no currículo.

Eram amigos e tinham vontade de empreender algo diferente. Notaram que o movimento de moda era muito travado, se baseava em verão e inverno.

“Ali vimos que havia espaço para uma liberdade criativa. Começamos a vender camisetas pela internet em 2014. Até hoje os best-sellers não saem das propostas, como a estampa de biscoitos Globo, campeã de vendas, em versão sal ou doce! O pessoal da empresa adorou e costuma dizer que os biscoitos estão na moda” - conta o Sérgio.

Exclusividade total

No espaço de 300 m2 no Downtown, a boa impressão começa na fachada com vitrines, um logo de caveira com folhas de abacaxi (“Chamamos de abacaveira”, riem os caras). Por dentro, um ambiente digno de arquitetos industriais, onde um dos segredos do sucesso da Lab77 fica evidente: um canto de máquinas impressoras, onde são estampadas as camisetas. Já são mais de 500 opções de desenhos, alguns feitos em colab com bandas, e cinco modelagens diferentes, expostas em uma prateleira, com possibilidades de ajustes. Isto pode acontecer na loja, onde a clientela faz suas escolhas, prova um dos protótipos de modelagem e recebe em casa, quatro dias depois, o look completamente exclusivo, no seu tamanho.

E não é só isso: a estratégia da atualidade exige os cliques no mouse. No site da marca, a compra também pode ser feita da mesma forma, com escolhas de desenhos e shapes. Depois da peça pronta, é mandado um aviso e a retirada pode ser feita na loja.

Mais do que camisetas

Guilherme e Sergio estão indo além das básicas t-shirts. A novidade é a coleção Incomum de 30 peças, incluindo tecidos planos em calças, camisas, shorts. Outra ala, o jeans, confeccionado em colab com lugar especializado, a Nafabrica Jeans. Assim como as camisetas, são roupas atemporais, versáteis no conceito de masculino/feminino e a que demora mais a chegar, prontinha, é a jaqueta jeans, porque precisa de um pouco mais de tempo pelos detalhes e por depender do fabricante externo. Demoraria cerca de seis dias. Uma vantagem interessante nos tamanhos: os shorts, por exemplo, têm entalhe elástico no cós, nas costas, para facilitar a adaptação.

Os preços da Lab77 _ o nome vem do número do primeiro endereço da marca _ começam em R$ 90 (nas camisetas). Muita gente, quando vai à loja para pegar sua encomenda, acaba se encantando por um desenho novo ou pelos pingentes de prata assinados por João Goulart. Ou pela bolsa de crochê com o bordado dizendo Thank you / menos um saco plástico.

Sustentável, exclusiva, conectada na web. Sim, estas são as estratégias e argumentos modernos. Mas é muito bom saber que basta subir a escada e encontrar uma alegre costureira e um empenhado modelista, a postos para garantir a entrega das liberdades criativas da Lab77.

*Iesa Rodrigues / Especial para o JB