ASSINE
search button

Festival A.Nota: Sertões em forma musical

Divulgação -
Guimarães Rosa inspirou letras de Tramundo
Compartilhar

O 11º encontro musical da temporada 2018 do Festival A.Nota traz o espetáculo “Tramundo” amanhã ao Teatro Ipanema. Idealizado pelo letrista e pesquisador Márcio Bulk, o projeto é

inspirado no livro “Os sertões”, de Guimarães Rosa, abordando temas como ancestralidade, memória e fé, através de músicas que, segundo ele, se aprofundam no cancioneiro popular e conectam as músicas tradicional, folclórica, e de vanguarda.

No palco, “Tramundo” é tocado por Zé Manoel (voz e piano), Lívia Nestrovski e Ilessi (vozes), Claudia Castelo Branco (piano), Marcos Campello (guitarra e arranjos) e Rodrigo Maré (percussão), além do multi-instrumentista Fred Ferreira e do maestro e arranjador Mario Ferraro.

Macaque in the trees
Guimarães Rosa inspirou letras de Tramundo (Foto: Divulgação)

O espetáculo reúne são 18 canções inéditas, com letras de Márcio Bulk em parceria com diversos nomes da música contemporânea brasileira, entre eles Thiago Amud (“General Euzébio Corriola”), Joana Queiroz (“Nuestra Señora de La Cochilla”), Luiza Brina (“Chapada das Cantadeiras”) e os parceiros de banda Zé Manoel (“Tapera do Besouro Menino”) e Mario Ferraro (“Espinheiro sabiá”).

“Esse entrecruzamento, para mim, é extremamente enriquecedor por possibilitar que pensemos os arranjos do show como uma espécie de paisagem sonora, onde ruídos, silêncios e não-instrumentos ganham destaque”, analisa Bulk.

“Tramundo surgiu de uma necessidade pessoal de rever minha história e de minha família, composta basicamente por caipiras e negros. Foi por conta disso que me aproximei da obra de Guimarães Rosa. Fiquei surpreso por tantos artistas incríveis terem abraçado minhas ideias: sou absolutamente apaixonado pelos seus trabalhos”, acrescenta o letrista.

-----

SERVIÇO

TRAMUNDO – FESTIVAL A.NOTA

TEATRO IPANEMA. Rua Prudente de Morais, 824. Tel.: 2267-3750. Amanhã, às 21h. R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). Capacidade: 193 espectadores.