ASSINE
search button

Dubladores compartilham detalhes da profissão em evento de criatividade em SP

Compartilhar

Se você tem curiosidade em conhecer as grandes vozes por trás das dublagens brasileiras, anote na agenda: no próximo fim de semana, São Paulo recebe o maior festival de criatividade da América Latina, que contará com um painel sobre dublagem.

O Pixel Show ocorre anualmente na capital paulista desde 2005 e, nos dias 10 e 11 de novembro, ocupará o Espaço Pro Magno com uma programação repleta de atividades e palestras aos profissionais da indústria da arte e cultura. Para a palestra "Os Bastidores do Mundo de Dublagem", três dubladores renomados comandam um bate-papo sobre a profissão e dividem experiências na área.

Cecília Lemes é a dubladora responsável pela voz de Chiquinha, uma das personagens principais da clássica série mexicana "Chaves". Para ela, foi sua interpretação mais emblemática. "Dublo desde 1969 e sempre acho que o trabalho atual é o que mais gosto, até vir o próximo... A Chiquinha do 'Chaves' e os animes me tornaram mais conhecida e mais próxima dos fãs, e essa é a melhor parte do meu trabalho", disse.

Aos 9 anos, quando trabalhava como atriz na TV Globo, Cecília dublou seu primeiro filme e tornou-se a primeira criança a dublar: "Naquele tempo, as personagens infantis e desenhos animados eram dublados por adultos", explicou. Naquele momento nascia uma paixão pela profissão que exerce há quase 50 anos.

Com Wellington Lima foi um pouco diferente: começou a dublar de fato aos 28 anos, mas o interesse surgiu 10 anos antes. Entre os diversos trabalhos em séries, filmes e desenhos animados, dois se destacam: os personagens Stewie, de "A Família da Pesada", e Majin Boo, de "Dragon Ball".

Ele garante que há diferenças entre os tipos de dublagem: "As séries e novelas são trabalhos com continuidade, você tem mais tempo de conhecer o personagem. Um longa é chegar, fazer e acabou". A diversão fica por conta dos desenhos animados: "É uma farra, você pode brincar mais, fazer voz caricata".

Por fim, o terceiro participante que falará sobre o tema é Wendel Bezerra, conhecido por dar voz ao personagem Bob Esponja e a Buddy Valastro, confeiteiro do programa "Cake Boss".

Outros destaques que se tornaram favoritos do dublador foram os personagens Goku, da série "Dragon Ball", e o Jackie Chan em sua série televisiva.

Como contribuição à área, Wendel e seu irmão fundaram a Universidade de Dublagem, que oferece cursos profissionalizantes especializados em gerar novos talentos. "Como diretor de dublagem, eu tinha dificuldade em variar o elenco", revela.

Como uma das exigências para ser dublador é ser ator, as aulas vão muito além da atuação em si. "Eu explicava um pouco sobre o mercado, como ele funciona, determinadas nuances da interpretação, e também passava o caminho para se fazer uma boa dublagem, tanto tecnicamente, quanto artisticamente", disse.

De acordo com os dubladores, para se tornar um bom profissional na área é preciso ser empenhado e persistente para conquistar o próprio espaço. "É como tocar violão: você vai conseguir formar vários violonistas, mas nem todos vão ser o Toquinho", comparou Wendel, levantando a importância da aptidão nata para o sucesso.

Cecília, orem. acredita que o mercado esteja passando por um momento de abertura, o que pode ser muito vantajoso para novos profissionais: "Além das outras mídias, as TVs importam muito conteúdo e a dublagem vem crescendo bastante", completa.

Serviço

14ª edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show

Data: 10 e 11 de novembro, das 8h às 22h

Local: Espaço Pro Magno - Av. Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP