ASSINE
search button

Um soco no estômago: confira crítica de 'Infiltrado no Klan'

Divulgação -
Premiado em Cannes, novo filme de Spike Lee se baseia em fatos reais
Compartilhar

O cineasta Spike Lee realiza uma nova obra-prima ao adaptar a história real de Ron Stallworth, um policial negro que no final dos anos 1970 se infiltra na racista Klu Klux Klan.

O grande trunfo do diretor é retratar os acontecimentos através do humor ácido e deboche, além de criar um paralelo com um discurso de ódio e preconceito que existia na época e ainda ecoa nos dias atuais. John David Washington, filho de Denzel Washington, brilha como o protagonista. Tem o tom certo, assim como seu parceiro (Adam Driver), um judeu que foi criado para não agir como um. Racismo, empoderamento, ativismo e crítica social encontram-se nas outras camadas dessa comédia, que se revela um grande soco no estômago.

Macaque in the trees
Premiado em Cannes, novo filme de Spike Lee se baseia em fatos reais (Foto: Divulgação)

Lee mostra controle total cena após cena e se, durante a maior parte de “Infiltrado na Klan”, as situações flertam com o absurdo, o desfecho é um choque de realidade através dos contemporâneos confrontos em Charlotesville.

Além da obra atual no Festival do Rio, o diretor Spike Lee ganha mostra a partir de hoje no CCBB. Entre os 22 filmes selecionados, vale destacar a exibição do inédito (nos cinemas) “Chi-Raq (2015)”.

*Assistente de direção e jornalista

----

SESSÕES

Hoje, às 21h30, Cine Odeon.

Amanhã (7), às 18h30, Reserva Cultural Niterói

Dia 9, às 16h, Estação NET Ipanema

Dia 10, 18h40 Kinoplex São Luiz

______________________________

INFILTRADO NA KLAN: **** (Muito Bom)

Cotações: o Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom