ASSINE
search button

Italianas vencem Campeonato Mundial de Tiramisù

Evento contou com a participação de mais de 600 inscritos

Compartilhar

As italianas Diletta Scandiuzzi, de 34 anos, e Francesca Piovesana, de 44 anos, foram as campeães da edição deste ano do Campeonado Mundial de Tiramisù, que aconteceu neste domingo (4), na Itália.

Enquanto a cantora lírica Diletta venceu na categoria de receita original, a fisioterapeuta Francesca levou a categoria criativa ao adicionar gengibre e canela à sobremesa.

Para os organizadores, o evento foi uma festa tanto para os participantes quanto para o público, que pôde assistir às competições na Câmara do Comércio de Treviso. Mais de 600 pessoas participaram do concurso, provenientes de toda a Itália, mas também da China, Canadá, França e América do Sul.

Já entre os 60 semifinalistas, que tinhham superado as seleções de Conegliano, Pieve di Soligo e Valdobbiadene, sempre na província de Treviso, somente seis chegaram à grande final (sendo três para a receita original e três para a criativa).

O prefeito de Treviso, Mario Conte, foi responsável por entregar os prêmios e declarou que o tiramisù é uma das marcas mais importantes da cidade e da Itália. "É uma iniciativa na qual acreditamos muito e que queremos fazer crescer", completou.

A ideia da competição é de Francesco Redi, da Twissen, que pelo segundo ano consecutivo leva o doce italiano mais famoso do mundo aos holofotes. "Eu sempre experimentei o tiramisù nas minhas viagens ao exterior, e a cada festa que se respeite esse é sempre o doce mais comum. Assim, decidi criar uma competição para descobrri qual o melhor tiramisù do mundo", disse.

O tema condutor deste ano foi "as colinas do Prosecco", que combinava o tiramisù com outro produto enogastronômico (relação entre vinho e comida) típico do território "trevigiano". Para a escolha dos semifinalistas, foram selecionados 180 juízes entre 7 mil solicitações enviadas.