ASSINE
search button

Marcia Haydée, uma vida pela dança

Considerada a "Maria Callas da dança por sua força interpretativa, a brasileira divide seu tempo entre Stuttgart e Santiago

Divulgação -
Filme narra a trajetória de Marcia Haydée, que será exibido hoje, na Gávea
Compartilhar

Marcia Haydée está desde ontem no Rio. Referência mundial na dança, ela chegou à cidade para a pré-estreia do documentário “Marcia Haydée” sobre sua vida, em exibição hoje na mostra Première Brasil Retratos, do Festival do Rio. Haydée, que divide seu tempo entre sua casa em Stuttgart, na Alemanha, e Santiago, no Chile, onde é diretora do Ballet de Santiago, chegou à cidade com o ímpeto que a tornou uma das maiores bailarinas do mundo.

Monica Athayde, sua irmã, procurou o produtor Marco Altberg, que logo abraçou a ideia de realizar o documentário (que tem direção de Daniela Kallmann e roteiro de Julia de Abreu). Ela conta sobre o que a motivou a fazer o filme: “Além da Marcia bailarina, diretora de ballet e coreógrafa, queremos mostrar a pessoa que está por trás dos palcos. A Marcia generosa, que tem uma energia incrível e que, mesmo depois dos 80 anos, continua trabalhando incessantemente ao redor do mundo”.

Macaque in the trees
Filme narra a trajetória de Marcia Haydée, que será exibido hoje, na Gávea (Foto: Divulgação)

O filme mostra a trajetória pessoal de artística de Haydée desde a infância, através de depoimentos da própria e de outros bailarinos. Além de grande bailarina, a brasileira tem uma vida intensa fora dos palcos, permitindo que as paixões fossem um fio intuitivo e um guia para abrir suas escolhas na dança e na vida.

O documentário inclui cenas de dança e momentos em que Haydée dividiu o palco com grandes bailarinos e coreógrafos, como Baryshnikov e Béjart. Altberg, produtor do filme, conta que foi “um prazer, uma alegria e um grande aprendizado fazer um filme com e sobre a Marcia Haydée, trazer suas lembranças e seu exemplo de vida, repletos de momentos de bom humor, para novas plateias”. O filme ainda conta com músicas de Prokofiev, Tchaikovsky e trilha original de Mariana Camargo.

O filme foi produzido pela Indiana Produções, com a participação da Globo Filmes e dos canais Globonews e Curta!, onde será exibido posteriormente, e estreará nas salas de cinema em dezembro, distribuído pela Riofilme e Anagrama.

Macaque in the trees
A bailarina dança com Richard Cragun, seu principal partner, em "A Dama das Camélias" (Foto: Divulgação)

---

SESSÕES

“MARCIA HAYDÉE”

Hoje, às 18h, Estação NET Gávea 1 e 2.

Sáb., às 15h30, no Estação NET Rio 3

Qua (7/11), às 17h na Cinemateca do MAM

Divulgação - A bailarina dança com Richard Cragun, seu principal partner, em "A Dama das Camélias"